Aula de hoje: Cacete
O dia 29 de Abril de 2015 entra para a história do Brasil como o dia em que no Estado do Paraná, sob o comando do governador Beto Richa (PSDB), surgiu um novo tipo de aula; a aula do cacete.
Seguindo as recomendações educacionais, a boa aula deve ser previamente planejada. E isso foi cumprido à risca, afinal antecipadamente a Assembleia Legislativa do Paraná foi cercada por policiais e os professores foram impedidos de acompanharem, lá dentro, a votação do projeto de mudança de custeio da previdência dos servidores. De repente, a casa do povo deixou de ser a casa do povo, para ser apenas a casa dos legisladores.
Aula já planejada, então se faz necessário a apresentação do conteúdo da aula. E com a eficácia e precisão que se recomenda aos bons profissionais que educam, os porretes subiram e desceram, cortaram o ar e feriram carnes, coloriram-se de vermelho sangue, foram usados como baquetas estrondosas anunciando um exército avançando e conquistando território.
Aula apresentada, melhor fica se for incrementada. E como foi incrementada essa aula! Por que ficar só na surra de cacete, se existem outras armas para melhorar o conteúdo a ser oferecido? Então, tome tiro de borracha para deixar marcas profundas na pele e na alma. Bastante gás lacrimogêneo, afinal, para quem já está acostumado a chorar há tanto tempo, chorar mais não custa nada. Muito spray de pimenta, pois pimenta nos olhos dos outros é refresco. Pitbull feroz para exercitar sua mandíbula é útil, pois destroça carne e osso de quem estiver no caminho por um sonho. Em tempos de secura, desperdiçar muita água é perdoável, afinal, é jogada com jatos fortíssimos naqueles que estiverem pela frente em busca de respostas, e ajuda a dispersão da massa.
Após a aula oferecida, não demoram os resultados. Pessoas no Palácio comemorando a eficiência da aula, e de como os educandos foram bem atendidos. Mídia suspeita omitindo dados sobre a eficiente aula. Político se escondendo com medo de se comprometer por não saber explicar o conteúdo dado. Governador criando teorias para enaltecer e explicar a didática da aula. O povo de um lado; ou será do outro lado? Depende de que opinião seguiu ou canal que assistiu.
Há milhares de especialistas que adoram aparecer e discutir a pedagogia por trás de cada tipo de aula. Mas, o que não se pode negar, é que milhares de professores foram duramente massacrados e humilhados pela regência tucana, e essa duríssima e condenável aula deixou centenas de professores seriamente feridos. Feridos no corpo e na alma ao assistirem, viverem e sentirem "in loco" a aula do cacete proporcionada pelo governo e pela polícia paranaense.