ESPIRITISMO. PLATÃO.

EMAIL A UM AMIGO SOBRE O TEMA QUESTIONADO.

Meu amigo, não há gigantes na interlocução, mas amigos conversando sobre temas que nos interessam. Somos anões. Todos são quando se trata de transcender. Se fosse fácil a compreensão ninguém se debruçava sobre isso nem a história se debateria entre contradições e desencontros.

Platão foi o mais espiritualista dos clássicos filósofos gregos, um espírita dos dias atuais, de forma diversa discutindo a "ideia" de pensar Deus e a alma.

Em Fedro discutia o problema de justificar o sofrimento dos bons e a prosperidade dos injustos, focado na alma e na possibilidade de reencarnar, "uma vida futura é vista como ápice da justiça divina inexorável", dizia.

Os mitos platônicos e a destinação das almas se situavam em que o justo merece depois da morte um prêmio e o injusto um castigo. Sinalizava explicações escatológicas a respeito das almas e abre um espaço de tempo para a reencarnação ou retorno à contemplação.

A alma não retorna ao ponto de partida senão depois de decorridos dez mil anos, nem recupera antes desse prazo essa possibilidade, com exceção de quem se dedicou à filosofia e se entregou a ensinar aos jovens verdadeiramente. Um personalismo evidente, estou certo. Mas havia julgamento e prisões correcionais para a alma, pelo que fizeram na terra, no sentido de cumprirem os faltosos a pena cominada, enquanto outras almas pela sentença, são conduzidas para determinado céu, onde levam uma vida digna do que a anteriormente vivida sob forma humana. O corpo era um castigo, um sepulcro.

Extensa literatura e complexa desses tempos, dessa fase, ANTES DO CRISTO, que não foi um mero filósofo. E o ponto é esse, Cristo não traçou essas linhas, não prometeu penas, nem distribuir justiça cuja pena ultrapasse quem a cometeu. Simples assim e difícil de situar e conceituar tantas questões, nos basta o que considero como basilar, A LEI MORAL, a mesma que você pratica fartamente.

Uma analogia.

Um discípulo de grande mestre estava à beira da morte.

O mestre foi ao seu encontro sabedor do que ocorria, lá chegando disse: Posso guiar-te? Perguntou.

Eu vim sozinho e vou sozinho. Em que tú podes me ajudar?

É apenas ilusão pensar que veio sozinho e irás sozinho. Posso te mostrar o caminho onde não há ida nem volta. O caminho foi revelado tão claramente que o discípulo sorriu e partiu em paz.

As folhas e as flores caídas jamais retornam aos seus antigos galhos.

ESTÁ NESSE PASSO A VOLTA AO MESMO LUGAR OU NÃO, SEJA EM CORPO OU ESPÍRITO.

Um abraço. Celso

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/04/2015
Reeditado em 29/04/2015
Código do texto: T5223921
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.