NÃO SE PODE PARA SEMPRE “BURLAR” A HISTÓRIA...

No dia 26 de fevereiro, à tarde, após cumprirmos um roteiro de trabalho, nos dirigimos para visitar o amigo Chain, proprietário da Livraria que tem o seu nome; o fazemos por um dever de gratidão, pois a longa data era amigo, do Prof. Dr. Reinaldo; em que durante muitos anos foi seu dileto amigo. Tornou-se um divulgador das “Gotinhas da Saúde”, - Magvit - juntos a distinta classe médica que freqüenta sua Livraria.

Por um dever de reconhecimento, estamos dando continuidade ao seu espontâneo trabalho, sempre que possível repassamos algumas amostras, para que sua tarefa não seja interrompida; na data mencionada acima lá estivemos, conversamos, na seqüência gentilmente nos ofertou uma agenda, um livro que estamos lendo, - Conto de Natal, de autoria do famoso autor Charles Dickens; também nos deu um xeros de um artigo de um escritor paranaense. *

Quanto ao tema já o conhecíamos sucintamente; “retrata”, a sofrimento do povo polonês, na Segunda Guerra Mundial, que em poucos dias teve o seu território dividido, por duas potências bélicas, que durante certo período da guerra, foram aliados; Alemanha e Rússia.

Nada justificam as tragédias das guerras, em que vidas são eliminadas, sem julgamentos, pois não há o mínimo respeito à vida, pois se parte do pressuposto que tudo acaba com a morte; os executores, na maioria das vezes passam imunes as leis; os números são estarrecedores e chamam atenção; mais de 25 mil pessoas, - poloneses - são executada entre abril e maio de 1940; professores, intelectuais. “entre os que morreram estavam um almirante, dois generais, 24 coronéis, 79 tenentes-coronéis, 258 majores, 654 capitães, 17 capitães da marinha, 3.420 suboficiais, sete capelães, três fazendeiros, um príncipe, 43 oficiais de forças diversas, 85 soldados, 131 refugiados, 20 professores universitários, 300 médicos, centenas de advogados, engenheiros e mais de 100 jornalistas e escritores, assim como 200 pilotos da força aérea.“

Em 1943, o massacre na Floresta Katyn foi descoberto, os “aliados” da época se acusaram mutuamente, porém, a verdade, por vários interesses, acabou não apontando os verdadeiros culpados. Finalmente, após muitos anos a verdade veio à tona; Mikhail Gorbachev que disse: “foi verdade. Josef Stalin autorizou a morte de milhares de poloneses na Floresta de Katyn.”

Por último, causa espanto, que haja alguns partidos em nosso país, com as bandeiras da foice e o martelo, tremulando, em apoio ao comunismo, em nome da Democracia, que não deixa de ser um ledo engano, pois ao tomarem o poder esta palavra é totalmente suprimida, a Democracia. Ao longo de sua nefasta história ceifou a vida de incontáveis pessoas...

Vide verso

A pergunta 742 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questiona: Qual é as causas que leva o homem à guerra?

E obteve a seguinte resposta: - Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e a satisfação das paixões. No estado de barbárie os povos não conhecem senão o direito dos mais fortes; por isso, a guerra é para eles um estado normal. À medida que o homem progride ela torna-se menos freqüente, porque evitar-lhe as causas e, quando é necessária, sabe aliá-la à humanidade. Há ainda a pergunta 743/744 e 745 que deixamos aos nossos prezados leitores (as) de lerem ou relerem...

Edilson Pereira, Jornalista e escritor. Nome do artigo: “A MENTIRA É A MÃE DOS POLÍTICOS. NO BRASIL E NO MUNDO.” Tribuna do Paraná, 19 de fevereiro de 2015.

Curitiba, 19 de abril de 2015 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net