J U L I ÃO

Hoje poucas pessoas sabem o que significou Francisco Julião na cena política brasileira de meados dos anos 50 até o golpe de 64. Era o terror dos latifundiários e da direita reaconária. Era o guru das famosos Ligas Camponesas. O seu slogan resumia tudo: "Refrma Agrária na Lei ou na Marra". Foi o precussor do MST.

Julião era advogado e professor, um carqa muito culto e orador carismático. Escrevia muirto bem, um dos seus llivros foi escrito no cárcere e fez muito sucesso: "Até Quarta, Isabela".

Mas mesmo com toda a sua fama ele não era conhecido no sertão de Pernambuco. Em Arcoverde, Porta do Sertão, só o Major Willson Porto (major era apelido, ele fora apenas cabo do Exército no Rio de Janeiro), o vereador Chico Canindé e o professor João Miudinho conheciam pessoalmente o homem das Ligas

Pois bem, na campanha de Arraes, em 62, para governador do estado, Julião mesmo apoiando Arraes, fazia sua campanha para deputado federal em faixa própria. Resolveu fazer um comício em Arcoverde. No dia marcado chegou à noitinha no comitê de Arraes na cidade. Entrou com o padre Alípio e Joel Cãmara, e coemçou a conversar com o Major. Um velho muito engraçado e muito positivo ficou observando-o perplexo. Depois de tomar algumas informações, Julião saiu para o comício. O velho, Pedro Luna, então perguntou ao Major: "Wilson, meu amigo, é esse aí o tal Julião?". O major disse que sim. O velho se espantara com a figura de Julião, baixinho, com um terno todo amarfanhado, cabelos desasarumados e despenteados, amarelinho, uma figura que destoava do imaginário do velho, um sjeito forte e parecido com Fidel Castro. Botou o chapéu e disse ao major: "Vou assitir ao comício desse amarelinho, ele tem que ser um monstro falando orque na aparência é um merdinha". E foi para o comício, um grande comício, teve até um tiro dado por um udenista, mas não atingiu ninguém. Juliãoera mesmo cão chupando manga falando. Resultado, o velho Pedro Luna, que era eleitor de Souto Maior, teminou votando no amarelinho que disse no comitê : é macho que só um preá, mais brabo que um siri, um homem de verdade. Saudade de Julião, saudade de um tempio difícil mas muito mais divertido e onde os homens tinham mais caráter.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/04/2015
Código do texto: T5221694
Classificação de conteúdo: seguro