VERDADES E TOLERÂNCIA.

As verdades se provam fundadas no princípio de que nada pode ser e não ser ao mesmo tempo. Como existir e não existir, sentir e não sentir.

Seria o popular é ou não é, sem discussões, mesmo que a frase inicie pelo condicional seria.

O mesmo não ocorre com o outro lado ausente da baliza de segurança incontestável, firmado em aparências ou testemunhos não unânimes dos homens.

Estamos todos imersos em debilidades e erros; e persistimos. Falei muito em renúncia neste fim de semana a muitos que me ouviam, embora fosse específica a fala, mas sempre permitindo incursões diversas.

Não nos perdoamos reciprocamente, são os dois lados, tolerância e intolerância. Continuamos a escalada de nossas tolices no convívio. A primeira lei da natureza é tolerar, por isso surgiram as regras estimuladas pela vontade de agregar, aproximar, respeitar. Quem respeita não fere regras. Essa a razão da compaixão e do perdão serem filhos da compreensão.

Fica claro que todo indivíduo que persegue um homem, seu irmão, porque não é da sua mesma opinião, é um intolerante. Isto está fora de dúvidas, pois a intolerância que não aceita oposição, mas persegue, esbarra na quebra de regras, no mínimo do desrespeito que se deve a todos.

Que é virtude? Beneficência para com o próximo.

O prudente faz o bem a si, o virtuoso fá-lo aos homens. S. Paulo tinha razão ao dizer que a caridade implica a fé e a esperança. Da mesma forma a tolerância cinge-se ao curso de uma vida compatível com o respeito que não retira essa esperança que a própria fé espera do amor, do respeito, da tolerância.

Vivemos em sociedade; nada existe de verdadeiramente bom para nós senão o que beneficia a sociedade.Por um fato muito simples não percebido, fazemos parte dela. A virtude entre os homens é um comércio de benefícios; o que não participa desse comércio não deve ser considerado.

Que é virtude meu amigo? É praticar o bem, será o suficiente. Propagá-lo, também, e mais, é dever como verdade de todos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/04/2015
Reeditado em 29/04/2015
Código do texto: T5221553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.