Quebra-cabeça

Um dia desses eu estava mexendo em uma gaveta cheia de coisas antigas quando acabei achando um quebra-cabeça. Era um quebra-cabeça comum, infantil, tinha como tema algum desenho da Disney. Ele estava guardado na gaveta havia muito tempo.

Para reviver memórias resolvi o montar. Como o brinquedo era direcionado para um público infantil tinha poucas peças e era muito colorido. Foi relativamente fácil o montar por causa disso.

Quando ele estava todo montado um detalhe me chamou a atenção: uma das peças estava com defeito. Tirei a peça e a olhando mais de perto pude perceber mais claramente o defeito em uma das pontas. Fiquei olhando para a peça e pude me lembrar de como esse defeito surgiu. Ele surgiu por causa de uma teimosia minha quando eu era criança. Lembro-me que lutei para encaixar essa peça em um lugar que não era dela. No fim encaixou, porém ela ficou com defeito para sempre.

Ainda segurando a peça começo a refleti sobre a vida. Quantas vezes não somos como essa peça? Quantas vezes não tentamos nos encaixar em um lugar que não combina com a gente?

Exemplos de pessoas que se encontram na mesma situação que essa peça não faltam. Pessoas que tentam se encaixar a todo custo em um relacionamento, que tentam força um encaixe onde não é possível ter nenhum. As vezes a pessoa consegue, porém o relacionamento sempre terá as marcas que ficam quando algo não se encaixa de forma natural. Mas, geralmente a pessoa não consegue, por que cada pessoa é uma peça de um imenso quebra-cabeça chamado vida, e como peças, quando tiverem que se encaixar , o encaixe vai ser naturalmente, sem precisar forçar.

Esse encaixe perfeito ocorre em todas as áreas de vida. Todos os nossos sentimentos, características determinam o local onde devemos no encaixar. Tentar o encaixe no local errado sempre será ruim. Tentar se encaixar em um emprego que não tem nada a ver com você, tentar praticar um esporte em que não se sente bem, tentar se vestir de uma força apenas para agradar os outros, tudo isso são exemplos de tentativas de encaixes forçados.

Após muito refleti, coloco a peça de volta ao lugar dela e penso:

"Nada melhor parar um peça do que está no lugar certo."

Ana Carol Machado
Enviado por Ana Carol Machado em 25/04/2015
Código do texto: T5220102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.