Na década de 80 o mundo ganhou mais liberdade e democracia e eu vivi intensamente esses dez anos. Aos 17 anos caí no mundo, queria tudo e todos, tinha a necessidade de ser livre.
               Os anos 80 começaram com toda uma geração assustada, perdendo sua inocência. A geração que tinha lutado pela liberdade e um mundo mais justo silenciou quando numa noite fria do dia 8 de dezembro de 1980, Mark Chapman disparou quatro tiros certeiros em John Lennon, ex- beatle e um dos maiores defensores da paz mundial, em frente ao Edifício Dakota. John foi levado rapidamente ao hospital Roosevelt, mas não resistiu e pouco depois da meia noite foi feito o anúncio de sua morte. O homem dava lugar ao mito.
               Dois dias depois desembarquei em Nova York em busca da minha liberdade, de mim mesmo para fazer um intercâmbio cultural. Encontrei uma América marcada pela incredulidade, perplexa e de luto. Mark Chapman tinha silenciado uma das maiores vozes que lutava pela paz mundial sem nenhum motivo, por nada. Apenas atirou, simples assim. Os americanos ainda tentavam entender o que tinha acontecido e porque.
               Quando minha família americana pegou-me no aeroporto JFK, antes de irmos para a pequena cidade que ia morar por um ano, explicaram-me que mesmo sabendo que eu estava cansado da viagem, eles precisavam fazer uma coisa antes. Pararam no Edifício Dakota para prestar uma homenagem a John Lennon. A frente do edifício estava lotada de flores e fotos que fâs de todo o mundo já tinham deixado. Todos eles depositaram uma flor e rezaram de joelhos.
               Mesmo achando aquele gesto estranho, coloquei também uma flor, mas não ajoelhei e nem rezei, apenas fiquei em silêncio observando tudo. Quando os Beatles eram uma mania, eu tinha apenas 05 anos e só vim a conhecer John Lennon, quando ele começou sua carreira solo, ai já era quase um adolescente.
               Eu estava tão feliz de estar ali com minha liberdade que não dei a devida importância ao momento que minha família americana me proporcionou. Meses depois ouvindo uma música de John Lennon, conheci meu primeiro amor. 
               Ave John!!!!!!
José Raimundo Marques
Enviado por José Raimundo Marques em 24/04/2015
Código do texto: T5219085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.