Insetos
"Baratas são seres alienígenas que pousaram na terra
para testar nossa capacidade de resiliência."
FabiArmond
para testar nossa capacidade de resiliência."
FabiArmond
Insetos devem ter lá sua utilidade no ecossistema, mas nossa convivência com a maioria deles nunca foi pacífica ou saudável. Baratas, por exemplo. Toda mulher que se preza e até alguns homens “de responsa” arrepiam diante desse bicho nojento.
Imagina uma delas sobre um bolo de aniversário. Vai parar no lixo, com velinhas e tudo, no meio da festa, diante do choro inconsolável do pequeno aniversariante.
Pra piorar, algumas ainda têm asas! Argh voador!
Mas não são as piores. Imagina a cena: você surpreende uma barata dessas bem nojentas, subindo na lateral do armário da cozinha, de madrugada. Você tira uma pantufa e a derruba, pisando nela, bem de levinho para não melecar tudo com aquela gosminha. Sonolento, deixa tudo lá no chão. As pantufas inclusive, que você só voltará a usar depois de sabê-las lavadas com álcool 92º. Adivinha quais são os insetinhos pequenininhos e tal que irão sapatear sobre ela, recolhendo pedaço a pedaço, com as mesmíssimas minúsculas patinhas que depois andarão sobre a comida? Pois é: acertou! Formigas! Esses bichinhos laboriosos, sociáveis e nada inocentes.
E mosquitos? Eles me amam. Já quase me aleijaram uma vez, num acampamento em que se concentraram no peito do meu pé, a única parte do corpo desprotegida. Fiquei uns três dias com os pés na água morna, inchados, sem conseguir pisar.
Outra noite dessas, uma amiga se queixava dos mosquitos. Sugeri o uso de repelentes de parede. Ela disse que não gosta, acha que fazem mal. Perguntei: e os mosquitos? Fazem bem? Caetano Veloso já cantava em Eclipse Oculto “Como se o coração tivesse antes que optar entre o inseto e o inseticida...”. Essa dúvida tira mais o sono do que o filosófico dilema Macbethiano “Ser ou não ser? Eis a questão”.
Eu não tenho dúvidas: inseticidas, repelentes, aqueles espirais xexelentos que ficam queimando a noite toda e sempre quebram na hora de colocar no suporte, velas de citronela, vasos com citronela. Qualquer coisa é melhor do que as ferroadas, picadas, antenas e perninhas serrilhadas.
Insetos... Taí. É a prova definitiva: Deus é mulher. E estava na maior das TPMs quando criou essas pragas.
Texto publicado no Alô Brasília de hoje, reeditado do texto "Deus é Mulher" publicado neste Recanto das Letras em 19/08/2009.