A VISITA DA INSPETORA

Antigamente havia uma autoridade escolar que era muito temida por diretoras de escolas, professores e alunos: a inspetora escolar. Quando as diretoras tinham notícia que ela vinha fazer uma inspeção era um deus-nos-acuda. Havia um esforço concentrado para deixar a escola um brinco, nos trinques: limpavam tudo, atualizavam tudo, a escola ficava brilhando, as vezes as pessoas escorregavam no chão devisdo a tanta cera que passavam nele. Os alunos tinham que vir com a farda limpa e engomada, sapatos brilhando, bem penteados e a diretora fazia uma revista examinando se havia algum sujinho nas orelhas e se as unhas estavam bem cortadas. Além disso ensaiavam rezas, hinos, até as palavrinhas que deviam ser ditas por alguns alunos para homenagear a fera, digo a inspetora. Havia até o costume de se presentear a inspetora com compotaas de doces, puloveres, toalhas de renascença e, pasmem, até de depósitos de manteiga cheios, queijos e mantas de carne de sol. O carro que traza e levava a autoridade voltava carregado de mimos. Ela sempre era de outra cidade. E o almoço que ofereciam a ela era um banquete de primeiro mundo.

Havia um medo incrível da inspetora detectar alguma falha e comunicá-la a tal seccional. Mas depois que a inspetora partida todos relaxavam, era um alívio e tudo voltava ao normal. Não mudou muita coisa, hoje basta chegar uma "otoridade" da educaçãoe fazem o mesmo dos tempos da inspetora. Virou cultura essa reverencia e chalerismo. Acho isso uma vergonha.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/04/2015
Código do texto: T5218313
Classificação de conteúdo: seguro