INDIOS OU NATIVOS, DONOS TUNGADOS

Seria um Brasil um país sem memória? ou sem ter quem mude de vez a nossa história? Muitas datas tem sido esquecidas ou abafadas por informações que tomam o cotidiano e que não são importantes para quem de modo algum irá ter participação direta em seus efeitos, aliás apenas indireta com a forma mais acachapante como prejuízos financeiros como é o caso dos burbulhantes escândalos num caldeirão que não sai do fogo.

O dia 22 de Abril de 1500 (uma data redonda como muitas outras) seria o dia da chegada da Esquadra de Pedro Alvares Cabral à nossa terra que por sinal entre outras coisas herdou sua língua, em um dia como outro qualquer mas nos compêndios anteriores a data era sempre lembrada e não por ser a data que é, mas por muitas outras também esquecidas. Façamos pois dela o proveito que acharmos melhor mas esquecer uma data não é boa ideia já que é esquecer o marco do início da história do país onde a gente mora em termos de visão de civilização. Claro que com os nativos morando por essas bandas provavelmente desde os tempos imemoriais, não devemos esquecer que eles são os brasileiros com direito a anular o nome dado ao país por quem veio de fora e colocar o nome que lhes conviesse mas a data precisa ser lembrada para lembrar ainda deles que moram, moraram, vivem e sempre viveram onde nativos são e nativos perpeturarão. Detalhe, foram saqueados assasinados e violentamente abusados de todas formas possíveis e nunca tiraram nada daqui para levar a parte alguma a exemplo de todos que de fora vieram em qualquer época que se imagine. Lembremos a data no trecho abaixo:

"História do Descobrimento do Brasil"

"Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil."

Autor: Guirado, Maria Cecília Editora: Instituto Piaget (Portugal) Temas: História do Brasil

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 23/04/2015
Reeditado em 27/03/2022
Código do texto: T5217044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.