DELAÇÃO PREMIADA É IGUAL A CAGUETAGEM OU DEDURAGEM PREMIADA?

Nesta terra Pindorama, nos acostumamos a ouvir ou ler termos e nomes fantásticos através da nossa história de fatos e literatura. Quem nunca estudou os primeiros nomes da nossa terra? Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e por fim Brasil. E de acordo com as datas, cujos dias eram nominados com nome de Santos, e, por serem os portugueses muito católicos, as matrículas geográficas eram exaradas com os nomes de cada respetivo dia com o nome de santo e ou datas sacras. Monte Pascoal, devido proximidade da Páscoa. São Salvador, São Vicente, São Sebastião do Rio de Janeiro, São Paulo de Piratininga, etc.

Às vezes acontecimentos históricos também recebem nominações engraçadas. Noite das garrafadas, dia do fico, guerra dos farrapos, Inconfidência Mineira, cujo personagem principal , por ter como profissão, além de ser alferes, arrancar dentes, o que lhe rendeu a alcunha de Tiradentes. Ou por ocasião da transmigração da família real para o Brasil, as casas escolhidas para famílias membros da corte, eram marcadas com as iniciais P.R que significava Príncipe Regente e que, na tradução dos espirituosos moradores do Rio, significava ponha-se na rua, e o que era verdade. Casas marcadas com as inicias P.R de fato eram para ser desocupadas pelos moradores. Temos a guerra de Canudos, devido ao fato do acontecimento ter ocorrido no Arraial de Canudos ou nominar um loteamento clandestino no Morro da Providência, Rio de Janeiro, com o nome de favela, em lembrança à planta favela que cobria a maioria dos morros em Canudos.

Se bastassem alguns títulos extraordinários, tivemos um golpe militar com o nome de revolução para reestabelecer a ordem nacional, Partido ” ARENA”, Aliança Renovadora Nacional........Siglas como INS, I.R, FGTS, CPF, RG, etc. Nada mal. Siglas fazem parte da vida mundial.

As gírias são bastante usadas no nosso linguajar do dia a dia. Depois do caso Water Gate que culminou com a queda do Richard Nixon, todos os casos envolvendo corrupção no Brasil e qualquer tipo de investigação, dá se um nome para cada caso sendo os mais recentes e famosos: Mensalão e Lava Jato. No meio do crime, delatar recebe o nome de dedo duro cagueta , X9 etc. e tem como prêmio a morte certa.

Agora, o que mais deixa a gente estarrecida são as brechas colocadas na nossa legislação. Coisas absurdas e dentre elas a tal delação premiada. Delação premiada? Diz-se que, o cara que delatar os membros da quadrilha terá benefício da justiça quanto a condução do seu julgamento. Oxente! Quer dizer que se eu praticar um delito e que devo ser punido de acordo com os rigores da lei, terei a redução de pena ou benesses da lei? E se todos envolvidos resolverem fazer a tal delação premiada também terão os benefícios da lei? Em suma, delação premida é mais um dispositivo para a impunidade, ou punição parcial.

No mundo do crime, a delação é premiada com a morte. Isso lá se chama de kaguetagem ou deduragem. Ou x9. Na nossa lei o sujeito além de ser um ladrão na acepção da palavra se é dedo duro, ao invés de pagar com a prisão é beneficiado com prêmios pela justiça. Eta paisinho delicioso para os corruptos! Lá fora temos os paraísos fiscais e aqui temos o paraíso dos corruptos. Prisão é só para dar manchetes e notoriedade, depois tudo cai no olvidamento e em alguns meses todos são premiados com ou sem delação. A impunidade neste país é latente. Como levar a sério um país que tem em seus dispositivos na lei a delação premiada? Ou seja, em linguagem popular: Deduragem premiada ou caguetagem premiada, a tal delação premiada?

DURMA SE COM UM BARULHO DESSE