DEVE-SE ACABAR COM A FALSA IDEIA DE QUE O PROFESSOR DA REDE PÚBLICA É COITADINHO

Que democracia é essa que tanto propagam aos quatro ventos aqui no Brasil, mas quando você exprime, contudo não é bem visto por suas opiniões. Existe uma intolerância das pessoas por não aceitarem sua forma de pensar.Sejam elas nas ideias políticas, nas crenças religiosas, e até mesmo no futebol.

Atenho-me a escola em que leciono. Semana passada foi proposto a paralisação dos seguintes dias 15,16 e 17, sendo que o dia 15 era o único dia em acordo, pois vinha do comando nacional de paralisação em defesa da educação.

Aqui na Bahia existe um racha entre os professores que apoiam os atuais dirigentes da APLB (Associação dos Professores Licenciados da Bahia) e os que são contra atual gestão. APLB só queria que paralisasse 15, 24 e dia 30, já os professores contrários queriam os dias 15,16 e 17. Diante da determinação desses professores numa assembléia, cada escola ficou de fazer também sua votação e decidir.

O número dos insatisfeitos com a APLB ganhou na escola. Eu fui dos poucos contra a determinação dos revoltosos. E qual era a minha argumentação? Simples. A assembléia que decidira ir contra APLB não delineou os verdadeiros objetivos da paralisação.

Por exemplo, por que não levar os professor protestar na rua, chamar a imprensa e denunciar os desmandos da APLB? Nada disso foi feito, apenas cada tratou de defender seus interesses e simplesmente se resguardar em suas casas, ir para chopp, emendar o feriadão de Tiradentes e pronto.

Por que não chamaram os representantes dos alunos para também participar, se na verdade o que se estava decidindo interessava a eles? Democracia que eu entendo é isso. Muitos professores não tem moral nenhuma para falar mal da educação pública, criticar os governantes. Muitos são oportunistas, e se estivesse no poder fariam a mesma coisa ou até pior.

Testemunhei colegas mandar alunos copiar assunto no quadro e ficar na sala de professores conversando, apresentar atestado médico feito por encomenda, direção passar a mão na cabeça de protegidos, e não mandar falta para Secretaria de Educação.

Acho que tem que acabar com a ideologia do coitadismo em relação aos professore da escola pública. Conheço professores que trabalham na escola pública e privada. No estabelecimento particular dar sangue,na escola pública fica se amarrando, fazendo corpo mole. Tem uma frase que um aluno me disse que nunca vou esquecer. "Os professores desta escola vão para sala de aula como se fossem para forca". Que lucidez desse adolescente.

Muitos dos que quiseram os três dias seguidos e mais o fim de semana, contando com o enforcamento da segunda feira, têm seus carrões, tem além do estado outro emprego ou seus maridos bem empregados. Esses são os coitadinhos. Não nego que existam professores decentes, mas infelizmente se misturam com esse tipo de gente.

inclemente
Enviado por inclemente em 22/04/2015
Código do texto: T5216479
Classificação de conteúdo: seguro