Feriadão

O brasileiro já está habituado a “imprensar” o dia seguinte ou o que antecede o feriado, desde que próximo ao fim de semana. É o famoso feriadão. Não importa qual seja o feriado, se histórico ou religioso. Até mesmo, na maioria das vezes, nem se sabe o motivo do feriado. Quem estudou História do Brasil, jamais poderia ignorar o feriado de ontem, 21 de abril. Tirantes, o “Mártir da Independência que não se conformava com os pesados impostos da época, a “DERRAMA”“.

Casualmente, fui indagado por certa pessoa sobre a razão do feriado de 21 de abril, numa prova de que, para muitos, feriado é apenas para curtir praias e ou esbaldar em qualquer outro tipo de lazer. “Encher a cara e pôr em risco aqueles que pegam a estrada”.

Mas, como posso ser chamado de retrógrado, nem vou mais me alongar. No meu tempo de juventude, cada data histórica era motivo de reuniões cívicas, palestras, para homenagear aqueles que muito fizeram pela nossa Pátria.

Se Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792 e a Independência do Brasil só ocorreu em 7 de setembro de 1822, ele foi um dos precursores das lutas pela nossa liberdade do jugo português.

Querendo ou não, vivemos sob a sombra do passado. É tanto que vemos hoje muita gente querendo imitar os heróis de ontem, plagiando suas frases de efeito. Já ouvi muitos políticos repetindo a frase: “Vamos fazer deste país uma grande nação”. Tiradentes já dizia isto.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 22/04/2015
Código do texto: T5215993
Classificação de conteúdo: seguro