A menina que roubava o tempo

Lucy tinha sonhos, um deles era de ser estilista. Numa desta minhas vagens por conta do trabalho a conheci. Era fácil perceber sua ansiedade, para esta moça, se algo não saísse com o planejado, surgia logo um motivo para se culpar. Até para quem passava poucas horas por semana do seu lado, percebia que ela se punia inclusive por fatos bem simples.

Eu me sentia um pouco incomodado, havia uma época em que fui muito severo comigo mesmo. Meus pensamentos imaturos se resumiam nos seguintes raciocínios: no ensino fundamental vou estudar bastante para acompanhar a matéria do ensino médio; no ensino médio vou ser o melhor que puder para ingressar numa boa universidade; no ensino superior me esforçarei o máximo para entrar num mestrado de excelência. Resultado: até que eu consegui tudo isso; porém minha vida foi de abdicação. Depois destas conquistas, percebi que vivi mal 20 anos da minha vida.

Quem passou pela mesma situação de Lucy, já sabia o fim do túnel. O tempo que passei do lado dela foi tentado mostrá-la que não há felicidade apenas num setor da vida. A vida é multifacetada, pra quem lembra de geometria espacial a vida é um poliedro. Quando se coloca luz branca num prisma, ocorre a dispersão da luz em várias cores. Cada cor é um setor da vida. A vida não é um conjunto de lego que se escolhe a peça perfeita e a encaixamos onde queremos.

Não sei se consegui o meu objetivo. Contudo, algumas vezes vi lágrimas dos seus olhos caírem e, de alguma maneira, tenho a consciência tranquila porque senão consegui fazê-las cessarem ao menos as enxuguei de maneira discreta com minhas sutis palavras.

Talvez ela não tenha entendido a real mensagem, pois palavras são apenas símbolos que são decodificados de maneiras diferentes de acordo com as experiências vividas por cada um de nós. Mas um dia ela entenderá que a vida é como um eletrocardiograma: independente do ESTILO de vida, tem dias que vencemos os desafios e tem dias que eles nos vencem devido à, somente uma razão, nós construímos nossa vida e a vida, por sua vez, também nos constrói.

Ricardo Monjam
Enviado por Ricardo Monjam em 20/04/2015
Código do texto: T5214084
Classificação de conteúdo: seguro