AS DEBUTANTES

Várias das tradições do passado foram deletadas pelo presente. O tempo não pára, a vida segue seu curso, nada do que foi será... Acabou os usos e costumes dos anos dourados, sobraram apenas resquícios, privativos dos coroas.

Uma das tradições quase extintas foi o famoso Baile das Debutantes, as festas em que as meninas-moças que completavam quinze anos debutavam, eram apresentadas à sociedade, liberadas para os bailes, época como diz o baião de Luiz Gozaga que a menina enjoava da boneca. Era um acontecimento marcante que ficaria gravado para sempre nas mentes e corações das meninas-moças, também dos pais e familiares e de alguns romeus.

Debutar significava ganhar uma espécie de carta de alforria que dava direito às mocinhas não só a frequentarem os bailes, mas uma certa liberdade para exercerem compiortamente o ínico da paquera e dos flirts.

Aos quinze anos essas mocinhas começavam também a escerever seus diários, a começar a sofrer por amor, a sonhar e, enfim, ao namorico propriamente dito.

É preciso destacar que nem so as moças filhas dos ricos e eremediados debutavam, mas quase todas, talvez em clubes distintos mas a emoção era a mesma. a emoção e a magia do momento.

Muitos foram - ainda são - críticos veementes desta tradição. Acham que era um costume reacionário e que só alienava as moças. Mas, gente, a vida é fugaz e dela só levamos mesmo os bons momentos. Por que anão aproveitá-los? Que mal fazia a mocinha viver um sonho acalentado drante tanto tempo? Mais: que mal faz sonhar?

Sim, era lindo ver aquea mocinha antes tão acanhada e escondida, de repente aparecer linda que nem artista de cinema, até de sapato alto, esbanjando charme e seduação, sob os olhares dos romeus... Era um momento que lembrava os contos de fada, especialmente aquelae da Cinderela, com a diferença que as debutantes não perdiam o sapatinho no final do baile.

E a valsa? Linda. Como era bonito o bale das debutantes.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/04/2015
Código do texto: T5212409
Classificação de conteúdo: seguro