OS SANTINHOS DA PAU ÔCO

Os santinhos do pau ôco são uns puritanos de araque, falsos moralistas e cristãos de mentirinha. Não dá para segurar: eles são o fim da picada. São tão os mais ridículos do que os puxa-sacos.

Esses santinhos do pau ôco aparentam uma falsa santidade. São uns caras de pau. No fundo, no fundo mesmo, são prepotentes e intolerantes. Mais: não são caridosos coisa nenhuma. Nem fraternos. A famntasia de puros ´w notada até pelos mais ingênuos. São uns travestis do puritanismo. Tudo neles e falso. Nas relações com os mais pobres são uns tiranos. Já na presença dos poderosos são uns bajuladores. São os burocrtas das sacristias.

A vaidade tola de querer ser santo é a marca registrada deles. São sebosos, alguns fazem até cabriolas dengosas, falam fino. Fazem de um tudo para impressionar as pessoas, mas acabem sempre desmoralizados, seus pulos do gato são descobertos, rasgam suas fantasias de puritanos.

Disse que a santidade deles é mera fantasia. E é mesmo. Na verdade a mentalidade deles é pequeno burguesa. Alguns agora estão, no interior de Pernambuco, tirando onda de refinados em gastronomia, esquecidos sem dúvida dos tempos das vacas magras, do angu, do cuscuz e do xerém; alguns chegaram ao cúmulo de chamar sopa de lavagem. É dose, e metidos a cristãos.

Sou um homem sem religião, mas que se considera cristão. Admito que sou meio intolerante com os santinhos do pau ôco. Não aguento a hipocrisia deles. Essa santidade fajuta me revolta.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/04/2015
Código do texto: T5211783
Classificação de conteúdo: seguro