T I R A D E N T E S

Vulto nenhum da nossa história consegue inspirar mais respeito que Tiradentes. Ele não foi apenas herói, foi um mártir, vítima de perseguição atroz, de humilhações e e torturas. Mas apesar disso em momento algum ele fraquejou, mudou de posição. Não abriu o bico para delatar companheiros. Pelo contrário: chamou para si toda a responsabilidade pela Inconfidência Mineira. Naquele tempo de arbítrio e prepotência, a ditadura portuguesa o acusava de subversão e traição. Tiradentes era um agitador, suversivo. Mas o agitador/subversivo de ontem é hoje considerado herói, A História, mais cedo ou mais tarde, acaba reconhecendo os seus verdadeiros e fundamentais personagens.

Os que lutam pela Liberdade não podem, de forma nenhuma, esperar resultados imediatos. A glória deles é sempre póstuma. Tomemos o exemplo de Tiradentes. Seu sofrimento foi indescritível. Sua punição, cruel. Na sentença de morte, da qual transcrevo uma parte, está presente o ódio e a maldade dos seus algozes:

"Que seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e ali morra de morte natural para sempre e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e pregada em poste alto até que o tempo a consuma. E seu corpo seja dividido em quatro quartos e pregado em postes pelo caminho de Minas, onde o réu teve suas infames práticas. Declaram o réu infame, e seus filhos e netos, sendo seus bens confiscados. A casa em que vivia será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique".

Pensavamm os portugueses - ilusãqo de todos os tiranos - que eliminando Tiradentes, extinguiriam suas idéias. Pensavam - como ainda hoje pensam os fascistas de todos os naipes - que as idéias podem ser extintas a cacetadas. Que assassinando um líder popular se cassa o direito do povo lutar por Liberdade. Enganaram-se os poertugueses, como ficou provado mais tarde, enganam-se os fascistas atuais. Ninguém pode arrancar de um povo o seu sentimento de Liberdade, que é o mais nobre do ser humano.

Acho que devemos sempre lembrar Tiradentes e a Inconfidência Mineira. Preservar sua história, ensiná-la às novas gerações. Demonstrar como é bonito lutar por aquilo que Cecília Meireles definiu com tanta precisão o seu "Romanceiro da Inconfidência":

"Liberdade, essa palavra/ Que o sonho humano alimenta/ Que não há ninguém que explique/ E ninguém que anão entenda".

Viva Tiradentes! Viva a Inconfidência Mineira! E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/04/2015
Código do texto: T5210053
Classificação de conteúdo: seguro