Alguém sabe o que significa a palavra empatia?

Desde a última crônica que escrevi (já faz um tempinho) tenho vivido ou presenciado situações que me fizeram refletir bastante sobre o significado da palavra empatia. E ao decidir sobre qual título coroaria este texto, cheguei a pensar naquele ditado popular “pimenta no ... dos outros é refresco”. Mas essa não seria uma expressão adequada para uma pessoa bem educada. Então, decidi escrevê-la em latim: "pimentorium in anus outrem refrescus est" . Não ficou no título, mas continuará aqui no primeiro parágrafo.

Os ditados populares são muito sábios. Surgem não sabemos onde, mas expressam verdades incontestáveis. Porém, não me esqueci da minha pergunta. Vou respondê-la, a seu tempo. Primeiro, imagine que você está muito triste com o falecimento de uma pessoa amada. Óbvio, chorando muito. Aí vem alguém do seu convívio e diz “você gosta de se fazer de vítima”. Agora, imagine que você está muito cansado(a) físico-psicologicamente por vários problemas. Então, você liga para um amigo para desabafar e, em vez de uma palavra confortante, essa pessoa diz em tom raivoso: “Que exagero! Você está merecendo é uns tapas na cara”.

Quando sabemos de um massacre de um povo ou de um desastre, será que realmente conseguimos compreender suas dores? Por que, muitas vezes somos tão insensíveis? O que acontece conosco? Sabe, meus queridos leitores, acho que muitos não conhecem o significado da palavra empatia. É isso: a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa dentro daquela situação. E ainda que não sejamos capazes; devemos, pelo menos, lembrar de que existe uma outra palavra chamada respeito. Para aqueles que ainda assim não sabem o seu significado. Dou uma dica, é só olhar no dicionário. Fica depois da letra Q.

Rakel Viana
Enviado por Rakel Viana em 17/04/2015
Reeditado em 31/07/2016
Código do texto: T5209899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.