IDEIAS EM TRÂNSITO

IDEIAS EM TRÂNSITO

Meu juízo hoje está assim... Num emaranhado só. Cheio de vias de mãos duplas, túneis, viadutos, cruzamentos e rotatórias. Todas as vias numa só. A alternativa é apontar o lápis, delinear as ideias, organizar o pensamento e deixar o tráfego fluir para o papel, sem ultrapassagens perigosas, sem excesso de velocidade e sem invasão do passeio público.

Tenho que lembrar de estacionar apenas em locais permitidos, prestar atenção às placas de sinalização e seguir em frente, com segurança, para não andar na contra-mão. Não ultrapassar as velocidades limites de cada via: Nas estradas de barro e chão pisado, nos caminhos não pavimentados, imprevisíveis e desconhecidos, máxima de 60 km; nas ruas, máxima de 80 km - se for via de trânsito rápido, senão, com toda a confusão urbana, o jeito é reduzir a ansiedade e contentar-me com 70 km na Leste Oeste dos meus desejos e vontades e por fim, quando pegar a estrada dos meus devaneios tomarei cuidado para não ultrapassar os 110 km, mesmo quando a adrenalina estiver à mil e a vontade de viver perigosamente pesar sobre meu pé direito, acelerando as emoções e os impulsos.

Debrear, acautelar e defender-se dos imprevistos é sempre regra de segurança para condutores, mesmo do pensar, que praticam a direção defensiva. Como reza a cartilha do condutor defensivo: Todo acidente pode ser evitado, ou pelo menos amenizado. Basta ter atenção por onde se trafega.

Flávia Arruda 16/04/02015