G A L E A N O

Encantou-se o grande profeta da lupa contra o imperialismo na América Latina, Eduardo Galeano, o uruguaio de todas las américas. Se houver mesmo - acho que ele não acreditava - outro plaqno de vida, a esta hora ele estará percorrendo a América Latina do céu, quem sabe tentando examinar as suas veias.

Galeano foi um grande caminhante de todos os caminhos e veredas da nossa América. Um Combatente da Liberdade, um misto de escritor e militante em tempo integral, um apóstolo da liberdade. Seu grande livro, livro de cabeceira de toda uma geração, foi "As Veias Abertas da América Latina", combatido e execrado pelo conservadorismo e pelos fascistas de todas as esspécies. Ele aliava o sendo de observação ao talento para a escrita, sua matéria-prima sempre foi o povo. Escreveu até sobre futebol, um cl´ssico, "Futebol ao Sol e à Sombra". Outros livros dele "Canção da Nossa Gente", "Nós dizemos não", "Dias e noites de amor e de guerra"...

Realista dizia: "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos". Era adepto da preservação da

memória: "A memóriasabe de mim mais que eu; e ela não perde oo que merece ser salvo". Teve o mesmo valor do Che, noves fora a luta armada, e Frei Betto em alguns escritos comunga com ele. Esse gigante da luta antiimperialista não pode ser esquecido. E o seu fecho para sua obra maior, "As Veias Abertas", jamais será esquecido porquem realmente é de esquerda: "Há aqueles que crêem que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha como um desafio candente sobre a consciência dos homens".

Enquanto houver idealismo Galeano viverá.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/04/2015
Código do texto: T5207530
Classificação de conteúdo: seguro