O HOMEM E A ÁGUA - 2
(Série de 1 a 5)
Prof. Antônio de Oliveira
antonioliveira2011@live.com
2 No 11.º mandamento
Segundo um autor tido como desconhecido, um décimo primeiro mandamento estabelece (aqui numa versão livre): Herdarás o solo sagrado e a fertilidade será transmitida de geração em geração. Protegerás os campos contra a erosão e as florestas contra a devastação. Impedirás que as fontes sequem, que as espécies animais se extingam, que o fogo devaste os campos. Teus descendentes terão abundância para sempre. Se falhares, ou alguém depois de ti, nesta eterna vigilância das terras, campos fecundos transformar-se-ão em solo estéril e pedregoso, ou em grotões áridos; teus descendentes serão cada vez menos numerosos, viverão miseravelmente ou serão dizimados, pois a vida desaparecerá da face da terra.
Em 1854, quando o governo de Washington tomava o território dos índios Duwamish, oferecendo em troca a Reserva Port Madison, o grande chefe Touro Sentado se manifestou num discurso, em forma de carta, do qual se destaca o seguinte mandamento: “Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos nossos: que a terra é nossa mãe”.
Com efeito, a terra é alma mater, terra mãe. Os campos e, por extensão, os cereais, são denominados ceres. Ceres, na mitologia romana, era a deusa da colheita e da agricultura. Como Deméter, para os gregos, deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano.
Na Campanha da Fraternidade de 2004 o tema foi Água – Fonte de Vida. “Começamos a vida em uma bolsa de água, onde ficamos durante nove meses”, lembrou o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, no lançamento da Campanha naquele ano. Em 1979, o tema havia sido Ecologia, e o lema: Preserve o que é de todos! Como patrono, São Francisco de Assis, amante da natureza e padroeiro dos animais.
Campanha da Fraternidade é também pensar nas gerações vindouras, legando-lhes uma herança, sagrada e comum a todos, assim inventariada com muita consciência: água limpa e em abundância, natureza verde, ar puro...