"LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA". DIGO EU: ISTO É ÓBVIO.

Ouvi ontem essa verdade de quem tem que dar escola. Os governos têm por obrigação constitucional darem escola. Quais deram escola satisfatória, minimamente suficiente? Não conheço.

Deram incentivo a guetos onde prolifera o crime, favelizando as margens de estradas como a Teresópolis- Friburgo por onde passei no fim de semana e fiquei assombrado, pois foi fruto de um governo conhecido o incentivo para invasão dos terrenos.

O pregão encimando o vestíbulo, dito por boca que tem obrigação de dar escola e corta verbas da educação, ou outros anteriores que também além de não prestigiarem a educação sempre minimizaram as verbas orçamentárias. Os do mesmo diapasão político-partidário e mesma linha que contou com adeptos recentemente, afirmando que ler não é necessário, estudar também não, pois é possível chegar à maior investidura de uma nação, como chegaram, sem estudar ou ler ao menos o articulado do dia das manchetes da grande imprensa, ato confessado, que é leitura obrigatória, como fazem as autoridades, alegando ainda que diplomas são desnecessários, podem ser mesmo os “honoris causa”, que são dados por cortesia, mesmo aos de nenhumas letras, como no caso.

Por isso, principalmente, no bojo dessa crença incipiente, o grau de solecismos espancando a língua quando falam fica sonante como calamidade, surpreendente na concordância em número. Mas falam para iguais que recepcionam.

TERIAM CARISMA!

A pessoa que tem carisma é aquela capaz de se destacar no meio da multidão, atrair muita atenção e causar boa impressão nas pessoas naturalmente, apenas estando presente. Em consequência disso, essas pessoas se tornam muito queridas. Quem tem carisma se destaca sempre, e de um jeito bom. Mas se destaca para aqueles que estão no nível da mesma educação que FALTA OU NÃO. Nada mais, nada menos.

E no Brasil o que mais falta é educação, e que será muito difícil de dar a volta, superar esse hiato enciclopédico. Isto é vetusto!

O “pregão” vem nos passos da discutida idade de responsabilização penal, e todos fogem do que existe de fundamental que é a lei, por desconhecimento e falta de informação, inclusive e mais por quem não pode ou não deve ser desinformado e não sabendo, como não sabe, deve ao menos ir na fonte saber o necessário, e se esclarecer com lógica.

O que existe é o destaque no artigo 228 da constituição que assim se manifesta: “Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.”

O que é INIMPUTÁVEL ?

É a possibilidade de inexistência de alguém não ter CONSCIÊNCIA DO QUE FAZ, medida de sua ação, sua vontade manifestada no mundo exterior trazendo determinado resultado.

A pessoa (agente da ação) é incapaz de entender o que faz, não tem noção do certo e do errado.

É DISSO QUE SE TRATA, NINGUÉM DISCORDANDO QUE ESCOLA É O LUGAR DE CRIANÇAS!

ESCOLA NEGADA A MUITOS........

TRATA-SE DE MUDAR A LEI DETERMINANTE DE QUE COM DEZESSEIS ANOS E ATÉ MENOS, ASSIM TRATADO POR NAÇÕES CIVILIZADAS, ADOLESCENTES SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO. E SÓ.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 14/04/2015
Reeditado em 14/04/2015
Código do texto: T5206477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.