Seu amigo é amigo mesmo?

Nada sobre política religião ou futebol. Vou tocar em um assunto banal, mas que parece estar se perdendo nesse nosso mundo cada vez mais virtual. Uma coisa simples chamada amizade.

Claro que nesse momento você vai encher o peito de ar e vai dizer: Claro, sei tudo sobre isso, tenho mais de mil amigos no Facebook, dezenas de grupos no Whatsapp. Mas vou pedir uns instantes de reflexão para ponderarmos sobre isso.

Temos amigos virtuais, até amigos reais que estão nos aplicativos, mas são amigos mesmo?

Um amigo é aquele que curte que você vai ao médico porque está doente ou é aquele que te liga pra saber se pode ajudar? Ou Melhor ainda, aquele que quer te levar no médico. Sempre imaginei que existia uma diferença enorme entre colegas e amigos. E hoje todo mundo confunde um com o outro.

Colegas podemos ter em qualquer lugar, na escola, no trabalho, num jogo de futebol, numa mesa de bar, numa rede social. São as pessoas que convivem com a gente, mas que apesar de gostarmos, não são ainda amigos, pois não temos essa intimidade, ou talvez, cumplicidade. Nada impede que alguns se tornem, mas ainda não são. Um amigo é alguém de quem sentimos falta, mesmo quando às vezes diz coisas que não gostamos de ouvir. Alguém que nos importamos tanto que se estiver doente, ou simplesmente estiver ferrado na vida, daremos um jeito de arranjar um tempo, apenas para estar ao seu lado. Alguém por quem torcemos e ficamos felizes quando suas coisas dão certo, e, simplesmente abraçamos quando está triste. Sentimo-nos mais completos ao seu lado, mais felizes, mais humanos. Mesmo que esteja do outro lado do planeta.

Então, qual a diferença de um “amigo virtual” para um amigo de verdade? Nenhuma, eles realmente existem, algumas pessoas podem realmente ter um relacionamento longo e duradouro com quem não possam abraçar, até eu tenho. Mas isso só acontece com uma ou outra pessoa nas nossas relações, os demais são colegas. Duvida? Faça um teste simples, imagine que vai ao hospital com algum problema, que avisou numa rede social... Quem se importa de verdade não vai curtir ou comentar, mas vai sim te ligar perguntando se pode ajudar, te confortando.

Quantos você imagina que fariam isso? Pois reduza bem esse número, bastante mesmo, para chegar perto do real. Não gostou? Então imagine você recebendo a noticia. Realmente se preocuparia com quantos a ponto de se mobilizar, perdendo trabalho e compromissos por eles?

Todos nós já tivemos inúmeros colegas e privilégio de ter alguns amigos. A diferença é que nas dificuldades um colega vai observar apenas, dar palpites, chutes, querendo te convencer do ponto de vista dele. Um amigo vai estar ali ao seu lado, olhando para você e perguntado o que você gostaria de fazer, muitas vezes dizendo o que você não gostaria de ouvir, mas precisava. Quando a corda arrebentou, deu tudo errado e você foi para o buraco negro da solidão e tristeza, quantos te procuraram sem interesse nenhum, apenas para saber como estava, para ajudar ou simplesmente para estar com você? Quem te curte, ri do que diz, comenta sobre você é teu colega. Quem te abraça, chora e ri com e por você, não gosta de ficar falando sobre você, é um amigo de verdade. Pense nisso, vai poupar muitas decepções e dissabores, mas também trará gratas surpresas.

Alessandro Camillo
Enviado por Alessandro Camillo em 13/04/2015
Código do texto: T5205764
Classificação de conteúdo: seguro