CENSURA. IGNOMÍNIA.

COMENTÁRIO SOBRE CRÔNICA DE BERNARDO GONTIER.

"Livre pensar é só pensar". Pensamentar. Até onde e como? Liberdade é antônimo de censura. Cuba é antônimo de liberdade. Censura veste intolerância, venha de onde vier, máxima ou minimamente, por norma ou anômica. Já a combati, institucionalmente, e ferozmente, as famosas "bolas pretas e brancas" em clubes fechados. Perdi. Por que é repulsiva? Se não exercida por armas, covarde pois, não justifica o ato nem arrola o fato, comete-se por temor de enfrentamento do outro lado, ausência de senso crítico que treme e teme, e se compreende, o temor e o tremor. Um abraço fraterno Bernard. Celso

Não há grau para a censura, ela é ignominiosa, infame. A ignomínia nasce do poder inexistente de alguém comandar a vontade de outrem.

Sem muito apuro e com pouca realização que visa fim harmonioso, sempre faltante nas sociedades, no leito das ideologias, só elas, as normas ditadas pelo Estado com base na vontade de todos, popular, através do sufrágio universal,voto, têm legitimidade, isso quando há justiça na regra, nem sempre ponderável na feitura de justiça, pois há o injusto legal, e o justo ilegal na distribuição de justiça. Muitas vezes, e de forma vanguardista que abre caminhos, diz a justiça por seus órgãos contrariamente à norma. Por quê? Realiza, solitariamente um de seus membros, o enfrentamento do que é injusto e normatiza decidindo em contrário à regra. É o direito "lege ferenda", que se estabelece para o futuro.

O próprio site, por ser, em termos, fechado, contraria e enfrenta o princípio da proibição constitucional de censura previa. Mas adere e escreve no site quem quer. Uma lente, contudo, sobre esta opção, verá, sob aspecto psicológico, qual é o problema existente na censura previa aqui exercida. É fácil depreender e qualificar, ou desqualificar.

O genérico está com o veneno no embrionário da história,do antigo ao recente, das masmorras da idade média e fogueiras, passando pelo feudalismo europeu, "ismos" de toda sorte até hoje, como a estupidez genocida do dinossauro cubano, que matou alongadamente por cinquenta anos, à interdição do papel na argentina para amordaçar a imprensa livre, o silêncio cooptado das instituições e as prisões do "maduro" que cairá de podre, restringindo alimentos que seus "economistas" pensavam distribuir, chegando em nós pela insistente pressão dos ignaros brasileiros que falam em controlar a mídia, e fenecem no nascedouro, rinocerontes embotados, paquidermes, visível nos corpos que colocaram velhos de noventa anos nas filas para provarem estarem vivos e receberem pensão e aposentadorias. Um escárnio merecedor de todos os adjetivos negativos, que seriam poucos se enumerados.

Estes e os ignaros que os aplaudem, insuficientes, são os que gostam de censura para não ouvirem de quem pensa um pouco, demonstrando por provas históricas que eles são completos idiotas, e como tal restariam. São idiotas políticos que nada leram e se leram nada compreenderam, nem podem, disfunção plena. O troco de moeda que recebem , miúda, basta para o analfabetismo. Não os incomoda o locupletamento dos seguidos, satisfaz a parca ração que lhes cabe. Muitos totalmente analfabetos, em gênero,número e grau, para ficar somente nesta parte singela da língua. Hermenêutica é complexa. O que iriam compreender? Temos no site uma prova concreta e completa do fato.

A VIDA É LIBERDADE NOS LIMITES DA RESPONSABILIDADE.

OS HOMENS AINDA NÃO APRENDERAM QUE O HOMEM NASCEU PARA SER LIBERTO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 13/04/2015
Reeditado em 13/04/2015
Código do texto: T5205254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.