MOBILIZAÇÃO SE DESMOBILIZANDO?

Não sou analista político,mas posso dar alguns pitacos sobre o assunto, no que tange as manifestações do dia de hoje, 12 de abril, alguns dos pensadores do PT já apostavam ou opinavam sobre o reduzido numero de participantes nas manifestações de hoje. Dito e certo. Confesso que não sei quais foram os critérios ou argumentos usados pelos mesmos.

Bem, em determinadas cidades do país um dos motivos pode ter sido as chuvas, se bem que não entendo como um empecilho para tal esvaziamento. Outra hipótese ser, ai é um chutômetro meu, a falta de persistência do povo brasileiro em se tratando de política. Outra questão que me veio á mente agora é em relação a falta de liderança mais consistente. Alguém que faz parte do movimento, não sei se em São Paulo, reclamou da falta de Aécio Neves nas manifestações.

O que se percebe é que as oposições, ponha ai o PSDB e o DEM, nula, sem nenhum vigor, covarde que tem medo de ir para as ruas. Só que se oposição no Congresso.Não quer descer do conforto e ir a luta. Fica fazendo o jogo de encenação. Na verdade, eu não tinha muita esperança quanto ao aumento de participantes nas manifestações deste dia 12,por conhecer um pouco de ser do brasileiro.Não sou nenhum expert em análise política, em sociologia dos fenômenos sociais brasileiro, contudo, a própria experiência nos faz ficar pouco mais atento sobre o comportamento do povo brasileiro.

Recentemente tivemos uma experiência nesse sentido. 2013, aquela concentração maravilhosa que levou muitos entusiastas a se empolgar com seu desfecho político quanto uma mudança no governo e no Congresso Nacional, mas o que se viu foi um esfriamento com o decorrer dos meses. Muita gente pensou, 2014 vai ser o ano em que o Brasil vai ser passado a limpo,triste decepção.

Então, política não e algo que o povo brasileiro goste de lidar continuamente. Ele cumpre com seu dever cívico, pronto,guardando seu titulo para mais dois anos.

Impeachment de Collor foi algo fenomenal que ainda precisa ser mais estudado pelos historiadores.Também temos outro contexto, ora quem está no poder é o PT, quer queiram quer não, tem um forte apoio, também não tem uma oposição que lhe faça assombro, pelo contrário, é uma oposição indecisa que não tem um no-hall em lidar nas ruas, em juntar-se ao povo, ou mesmo a classe média mais para perto de si,classe média essa que Marilena Chauí desprezou quando falava num recinto fechado. A classe menos desfavorecida está alheia a todo esse processo político em que vivenciamos. Além do mais, ela continua sustentada pelos benefícios do assistencialismo petista tirado dos nossos bolsos.

Por outro lado fico aqui matutando, que lado podemos mesmo optar? Esta semana que passou tivemos aprovação do Congresso, deputados, a nova lei que regulamenta a relação de trabalho entre empregados e patrões, a terceirização. Enquanto estamos indignados contra o PT e sua roubalheira, vem os neo-liberais, leia-se PMDB, DEM e CIA, para acabar com os trabalhadores. Ai ficamos no eterno dilema, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.

Não sei se é por falta de uma educação de mais qualidade ou é mesmo por sermos um povo conservador em que colocamos indivíduos daquele naipe, com raríssimas exceções.

inclemente
Enviado por inclemente em 12/04/2015
Código do texto: T5204608
Classificação de conteúdo: seguro