SANTO OFÍCIO MATUTO

Aconteceu numa cidade do interior pernambucano. Todos os anos um grupo teatral encena um espetáculo sobre a Paixão de Cristo que dão o nome de Horizontes da Paixão. Várias pessoas da Região e até da caspital vêm assitir essa encenação.

Não há uma estrutura permanente como existe em Fazenda Nova ou os recuros da Paixão do Recife. O espetáculo desses artistas do nosso interior é realizado nas ruas e praças. E é muito bonito. E criativo.

Este ano esse grupo teatral tentou adaptar a Paixão à atualidade. E numa das cenas o Cristo apareceu vestindo uma calça jeans. Noutra o ulgamento é feito por uma corte composta de sujeitos de paletó e gravata, parecídissimos cdom esses corruptos que apaecem na tevê. E noutra cena uma artista fazendo o papel de uma favelada fala no problema do aborto que é real e somente as ricas tem direito à assistência digna, enquanto as pobres recorrem às papas anjos. Falou-ase também nas injustiças sociais, enfim, fizeram com dignidade um espetáculo preocupado cm a atualidade.

Foi o bastante para que o santo ofício matuto, os torquemadas em compotas, ficassem excitados, frenéticos e babando de ódio foram às rádios protestar e pichar o grupo teatral. Fizeram mais, convenceram o Sesc que financiou - vem financiando há anos - o projeto probisse que o espetáculo fossde montado nos outros dias subsequentes à quinta-feira santa. O espetáculo foi censurado, proibido, perseguido pela inquisição matuta cm a conivência do pilatos Sesc.

Pelo jeito, se tentarem encenar o Auto da Compadecida, de Ariano, O Santo Inqu´werito de Dias Gomes, Jesus Cristo Superstar, Hair, A Última Tentaçaão de Jesus..., o Sesc pode proibir. É a instância que revoga uma cláusula pétrea da Constituição: a liberdade de expressão. No interior, hermanos, liberdade para as artes é fruta braba.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/04/2015
Código do texto: T5201595
Classificação de conteúdo: seguro