AS ROSAS FALAM OU NÃO FALAM

Adoro música, além de ouvir gosto de ler sobre o assunto. Certa feita li, não me lembro onde, que o Rei Roberto Carlos ia gravar o clássico de Cartola, "As rosas nção falam". Estava tudo certo, mas na Hora H, o Rei desistiu. E a sua justificativa foi bastante curiosa e até hilária: "Gravo não, bicho, porque eu acho que as rosas falam". Lembrei imediatamente do verso da música: "Queixo-me às rosas/ Mas que bobagem/ As rosas não falam, / Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti". Recordei também Anatole France: "É acreditando nas rosas que a fazem desabrochar". E Saint Exupéry: "Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E no entanto, o que eles buscam poderia ser encontrado numa só rosa". E o Bruxo de Cosme Velho: "Para a rosa o jardineiro é eterno".

Passou o tempo mas esse episódio envolvendo o rei e essa música sempre me vinha à mente. A música em questão é uma das minhas preferidas, principalmente na voz de Beth Carvalho, mas Roberto sem dúvida num dos seus TOCs botou uma pulga detrás de minha orelha (detrás?). Comecei a questionar se as rosas poderiam mesmo falar, se comunicar com as pessoas. Achava que anão, mas aí pensava que existe quem se comunica com os animais, por que não se poderia também se comunicar com uma rosa que é um ser vivo? Cheguei, pasmem, até a pensar que poderia existir uma telepatia especial, e imaginei divagando uma espécie de diálogo entre uma rosa e o Rei, depois que esse fazia elogios a ela, que nem um cravo apaixonado, ela dizia amorosa: "Oi, bicho, você é uma brasa, mora?". Uma loucura. Mas pensei.

Para fechar esta maltraçada, dia desses fui tomar um cafezinho na cozinha do nosso apartamento, no exato momento que vi minha esposa, Dona Nice, cuidando das suas plantinhas nas caqueiras, ela tem um carinho especial por elas, às vezes fico até com ciúmes. Naquele instante ela estava absorta contemplando uma rosa quue rebentera, sem duvida de madrugada na caqueira, era uma rosa linda, e ela a xcontemplava falando com a rosa, juro, não sei se a rosa respondia ou comentava algo. Mas fiquei ainda mais crente na observação do Rei. Quem tem razão, Cartola ou Roberto? Eu fico em dúvida, mas vi Dona Nice conversando com uma rosa. Ela sempre fala com suas plantinhas.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/04/2015
Código do texto: T5200233
Classificação de conteúdo: seguro