150 DE ESPIRITISMO
150 DE ESPIRITISMO
“A vida nos faz saber por força que não se altera: quem foge ao próprio dever não tem aquilo que espera”. (Pedro Silva).
Na edição da revista “Universo Espírita” de nº. 42 – ano quatro – 2007, traz em seu bojo, mais precisamente na página 39, o assunto mais polêmico e atual do Espiritismo, “As crianças Índigos”. Sinceramente não entendemos como determinados irmãos estão fazendo uma verdadeira tempestade num copo de água, ou d’ água, como queiram. Allan Kardec, sempre afirmava que o Espiritismo nada proibia, mas vejo com certa tristeza, que os espíritas e espiritistas estão querendo proibir, como perfeitos fossem. Senhores: nascemos “simples e ignorantes”, e além do mais-imperfeitos. Indago: por que essa mania de perfeição? Na página 37, da mesma obra em fontes grandes e ilustrativas vemos: “o verdadeiro fim do mundo”. Até concordo com falsos profetas, falsos espíritas, falsos católicos, falsos protestantes e falsos muçulmanos, pois a imperfeição hominal nos leva a essa calamitosa situação. “Seguidores iludidos foram levados ao suicídio por líderes que se apresentaram com carisma e com discurso cientifico sedutor, mas carregado de revolta, egoísmo e orgulho”. Sabemos pelos ensinamentos de Kardec, que os suicidas sofrem horrores no mundo espiritual e aqueles que os induziram sofrerão as mesmas causas e sofrimentos? Quem induz é mais pecador do que o induzido, por isso - achamos que quem induz é que deveria levar a culpa total. Opinião nossa. O próprio Divaldo Franco o maior espírita brasileiro em atividade, disse em palestras na Bahia, que as crianças índigos seriam seres reencarnados que viriam a Terra para melhorar o comportamento dos hominais, pois seriam espíritos dotados de inteligência superior, seriam espíritos das grandes celebridades que pisaram o orbe terrestre, principalmente na Idade Média.
E vamos acreditar em quem? Outra nuança que todo espírita sabe, mas faz de conta que a cegueira é melhor para eles, que 99% dos espiritistas já foram católicos e não é de uma hora para outra que iremos esquecer tudo, pois até os poderosos computadores guardam resquícios de programas que foram deletados de sua memória. Vamos acabar com essa insinuação perniciosa que muitos espíritas são igrejeiros. Vamos praticar aquilo que Jesus nos ensinou: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a te mesmo”. Se realmente somos igrejeiros como alguns afirmam, porque Kardec no “Evangelho Segundo o Espiritismo” aderiu aos Evangelhos de Lucas, Matheus, Marcos e João? O grande José Herculano Pires em suas aposições e conotações afirmava em alto e bom tom, que a Bíblia nunca - foi à palavra de Deus e por qual motivo os Evangelhos fazem parte da doutrina? Henrique Rodrigues espírita por vários anos, e já desencarnado, em seu livro “O novo Milênio” dizia que o Espiritismo não era caixa de banco para receber débitos passados, e que o Espiritismo tem ritual, visto que freqüentava há 45 anos um Centro Espírita em Minas Gerais e lá se praticava todos os dias a mesma coisa, o ritualismo, e nada mudou. Henrique Rodrigues desencarnou e o Centro de sua predileção continua na mesmice. Precisamos meditar melhor e agir com mais segurança e não usarmos o juízo de valor para enaltecer determinadas práticas doutrinárias. Em João 14:21, vemos a seguinte afirmação: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estarás em vós”.
Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco e o mundo não me verá mais; vós, porém me vereis; porque eu vivo, vos também vivereis. Naquele dia vós conhecereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Diante, de belas explicações como podem afirmar que o espírito da Verdade é Jesus. O Mestre afirmou que iria mandar ele mesmo? Quando ele afirma que voltará para vós é através da fé e do amor, mas não em Espírito de Verdade, pois a verdade vos libertará. O Espírito da Verdade é um Espírito de grande superioridade, mas não é Jesus. Todos os dias ele está na Terra, em nossos corações, quando oramos e praticamos a verdadeira caridade. Uma das coisas que não entendemos, talvez até pela nossa imperfeição, é que O Livro dos Espíritos no original contém 1018 questionamentos e respostas e por que ao ser traduzido para o português acrescentaram mais um questionamento passando de 1018 para 1019? Não é preciso explicar só queríamos entender. Se o Espiritismo não tem dogmas por que Kardec quando se referente à reencarnação diz: o dogma da reencarnação. Muitos confrades dizem que é um dogma diferente, dogma filosófico, mas a realidade senhores dogma nunca deixou de ser dogma, a crença em Deus é um dogma de fé e não venha dizer que somos igrejeiros. A confreira Dori Incontri com sua pedagogia espírita acha-se na posição de discordar de determinadas afirmações de irmãos espíritas, devemos respeitar a posição de nossos irmãos, aliás, nunca fomos donos da verdade e nem do mundo. Ainda estamos esperando a velha ajuda que ela nos prometeu quando solicitamos subsídios para confecção de nossa monografia, quando do término de nosso curso de jornalismo.
Vi nessa bela revista a relação de todos os trabalhos espirituais defendidos em Academias de Nível superior, mas o nosso nunca constou em relação nenhuma. “Os Meios de Comunicação e o Espiritismo, que pretendemos a posteriori transformar em livro”. Desulpem-nos se estamos sendo intransigentes, mas a realidade é que nas periferias das grandes capitais o Espiritismo arqueja e está sendo encaminhado para UTI (unidade de terapia Intensiva), enquanto em bairros nobres ele se elitizam e funcionam em verdadeiros prédios suntuosos. Parece até que estamos vendo o Grande Chico Xavier pregando em seu Centro de chão batido com um potezinho de água ao lado, velhos bancos e inúmeras garrafas plásticas de dois litros por todos os cantos de sua casa de espiritualidade. Irmãos – precisamos - com urgência acabar, dizimar com essa mania de superioridade, pois o que encontramos dentro do Movimento espírita - são verdadeiros paredões, ninguém quer repassar o trono para ninguém, parece até que querem ser doninhos de uma fatia da doutrina. A doutrina Espírita é belíssima, mas o movimento precisa melhorar muito. Nunca afirmei a ninguém que fiz uma exposição de motivos e encaminhei a Câmara Federal solicitando a criação do Dia Nacional do Espiritismo para o dia 18 de abril de cada ano, está sendo votado em regime de urgência.
Sou apenas um grão de mostarda ninguém tocou no assunto, apenas o Dr. Isso Jorge psiquiatra no Rio de Janeiro fez alusões ao Projeto de Lei, mas se fossemos uma semente de jaca a badalação estaria no mundo. Irmãos - vamos pensar mais um pouco, meditar com amor, com carinho e dedicação e chegar à conclusão de que muitos irmãos não têm condições de comprar um livro, pois apesar dos incentivos à cultura os livros espíritas estão ficando cada vez mais caros. Outro assunto são os seminários e simpósios que só são de valia para os mais aquinhoados, os pobres da periferia jamais terão condições de assistir um evento dessa natureza. Que Deus abençoe a todos e que Jesus esteja sempre nos guiando.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES- ACADÊMICO DA ALOMERCE- MEMBRO DA ACI