FORÇA ESTRANHA

Tem certos dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu. São os momentos que Chico Buarque descreveu nua canção antológica, momentos que "a roda viva carrega a viola pra lá...".

São os momentos de desalento, desilusão, desengano e até de depressão. Em que sentimos fraquejar as nossaa forças, que chegamos a descrer nos nossos ideais, sentido-nos fracos, insignificantes, impotentes ante o sistema, o destino, os poderosos. Por mais fortes que sejamos há sempre o instante que bate a deprê. É aquele instante exato que o desânimo quase se transforma em desespero, nos quais questionamos se vale a pena continuar lutando, se não estamos tal e qual um Dom Quixote lutando contra moinhos de vento, mas reais. São períodos que a tentação de imitar os mercenários é grande. Existe sempre, nessas horas, alguém a lembrar que não amealhamos riquezas, que nada ganhamos defendo ideais, justiça, liberdade...

Felizmente, porém, tais momentos são breves. Isso porque todo aquele que possui um ideal a embalar os seus sonhos de vida, possui uma força mais forteb que todas as tentações do mundo. Uma força estranha capaz de vencer quaisquer obstáculos. Essa força é responsável pela história da Liberdade. E o oxigênio da independência.

Essa foorça é que gera a fortaleza que existe em todo aquele que combate na defesa dos seus semelhantes, que aspira por melhores condições de vida para os mais pobres, que enfrenta a opressão, que clama pelos sem vez e sem voz. Essa força estranha impulsiona os homens de bem. É uma força que não sabemos explicá-la detalhadamente, mas aque acreditamos ter origem divina. Essa força é Deus.

Há uma música de Caetano Veloso, "Força Estranha" que nos dá alguma noção da amplitude dessa Força. A música e a poesia conseguem explicar alguns m,istérios e um pouco da natureza da gente. É uma música linda, tanto interpretada pelo Rei como pela rainha Gal. Se vocês ouvirem com atenção, além de curtir a beleza da letra e da música, vão refletir sobre a mensagem dela, sobre essa força esranha quwe é a razão da vida e a a prória natureza. É o próprio Deus. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/04/2015
Código do texto: T5199166
Classificação de conteúdo: seguro