NÃO VIRE VINAGRE

Já dizia Guimarães Rosa, pela boca de Riobaldo, que viver é muito perigoso. Mas como é gostoso viver! Digo viver de verdade, aproveitando cada bom momento, curtindo adoidado todas as fases da vida. Não, não podemos esquecer que a vida é finita. Mas é uma dádiva de Deus.

Para que encucar com o fluir incessante do tempo? Pra que desesperar com o irreversível? Por que não procurar curtir cada momento da vida? Viver é preciso, navegando o mar da vida com prazer.

Ninguém deve renunciar à vida. Voltemos a Guimarães Rosa que deu uma dica arretada sobre como caminhar na vida: "Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também cair não prejudica demais. A gente se levanta,a gente sobe, a gente volta. O correr da vida é assim: esquenta e esfria, aperta e afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".

Não há motivo nenhum para desistir de ser feliz devido à idade avanaçar. Por que o idoso não pode ser feliz? Deve ser raspar com prazer o cororó da vida. Porque como disse Gonzaguinha, a vida é bonita!, é bonita!, é bonita! E nunca devemos ter medo de ser felizes.

Por fim, lembro o conselho de Dom Hélder Câmara para os que envelhecem: "Se sentirem que os anos passam e qa mocidade se vasi, peçam a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a graça de envelhecer como os vinhos envelhecem - tornando-se melhores, e, sobretudo, a graça de, envelhecendo, não azedar, não virar vinagre".

Viva a vida. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/04/2015
Código do texto: T5197781
Classificação de conteúdo: seguro