AOS COELHINHOS PELUDAS E COELHINHAS PELADAS - MENSAGEM DE PÁSCOA

Não há porque tratar a páscoa como um dia triste onde devemos todos refletir em clausura, a gente deve sempre refletir, mas também nos domingos não-páscoa, nas sextas-feiras não-santas, nos sábados não-aleluia e nas horas não-ave-marias. Páscoa em hebreu quer dizer passagem, para os cristãos é o dia da ressurreição do Cristo. Páscoa também quer dizer “ser feliz”, “estar alegre”.

Neste domingo de páscoa devotos de todo o país estarão mobilizados com a expectativa de canonização de Dom Hélder Câmara, o “Bispo Vermelho”, tachado assim pelos militares por ser considerado comunista. Dom Hélder foi candidato ao Prêmio Nobel da Paz, por seu reconhecido trabalho onde virou símbolo contra a pobreza. O ex-arcebispo de Olinda e Recife também era conhecido como o “Dom da Paz”.

Caso venha a ser canonizado e posteriormente tornar-se santo, eu vou acreditar em milagres e até passo a ser católico de fé. Conheci Dom Hélder nos comícios pelas diretas em 1983/1984, quando realizava palestras de conscientização por todo o país. Esteve junto com Jango nas reformas de base, em 1962; dedicou-se a Teologia da Libertação e denunciou as torturas e a situação dos presos políticos.

Aos coelhinhos peludos e coelhinhas peladas, desejo uma páscoa feliz, que seus lares sejam abençoados pela inteligência crítica para compreenderem os fatos, pela descoberta do ser político que habita em nossos corações, por mais participação ativa nos movimentos sociais. O coelho, símbolo da páscoa, representa a fertilidade e o ovo, o começo da vida. Que hoje seja o dia da nossa ressurreição para que nossa vida seja fértil e recomece todos os dias.

Ricardo Mezavila.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 05/04/2015
Código do texto: T5195616
Classificação de conteúdo: seguro