O trem

"Eu nasci em uma vila no nordeste, e foi só quando eu já era bem grandinho que eu vi um trem pela primeira vez. Eu então sempre ia lá na estação olhar para o trem e para as pessoas que embarcavam e desembarcavam, completamente inconsciente de que a função do trem era permitir que as pessoas pudessem ir e vir de uma cidade a outra.

Eu estava até convencido de que a ponte pela qual o trem passava havia sido construida para dar um toque exótico ao passeio, como se o passeio de trem fosse um parque de diversões dos adultos. E eu fiquei com esta ilusão por um longo tempo. Eu achava que viajar de trem era uma diversão muito refinada, e que passar sobre a ponte era a coisa mais legal de todas. Eu pensava que passar sobre a ponte era um dos serviços mais elegantes fornecidos pela ferrovia.

Mais tarde, quando eu descobri que a ponte não era nada mais do que um dispositivo para fazer o trem atravessar de um lado para o outro, eu perdi todo o meu interesse nos trens.

----------

Esta pequena crônica foi escrita pelo japonês Osamu Dazai, que se suicidou no dia 13 de junho de 1948.

Mais informações sobre o autor na página da Wikipedia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Osamu_Dazai

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 04/04/2015
Código do texto: T5194324
Classificação de conteúdo: seguro