DISTORÇÃO

Vivemos num país surrealista. Poderia dizer num país que não é sério, mas é chapa batida, algo, como diria Nelson Rodrigues, óvio e ululante, prefiro surrealista que fica mais chique.

Vejam bem, hermanos, os EUA possuem 15 ministérios, o Brasil, pasmem, 41. Qual a explicação para essa distorção? Que os americanos são pobrfes e o Brasil é rico, ou então irresponsável. E essa distorção atés se acentua nos estados e cidades. Há batalhões e mais batalhões de cargos comissionados cujos ocupantes, além de receber altos salários, não enfiam um prego numa barra de sabão. E há o senado, câmara federal, assembléias legioslativa, câmara de vereadores, justiça e o escambal de repartições e cargos e mais cargos.

Poderia citar vários exemplos concretos. Mas vou ficar apenas em um, este que conheço e sei que é totalmente verdadeiro. Há câmara municipais em cidades que não ultrapassa os 50 mil habitantes com 15 vereadores quando cinco ou sete seriam mais que suficientes. Esses vereadores além do salário de marajá, mais de dez mil reais, ainda recebem diárias, nmeiam assessores (sempre parentes e cumpinchas) e gozam de várias mordomias. Seriam obrigados (digo seriam porque não cumprem a obrigação totalmente) a comparecer a quatro sessões da câmara por mês, cada auma dura em média duas horas. Assim "trabalham" 8 horas por mês, o que significa que dividindo apenas o salário pelas oito horas, a hora do vereador sai por 1.250 reais. enquanto isso uma professora primária ganha mil reais em média, dá 80 horas de aula por mês, a hora dela equivale a, pasmem, 12,50. Resumindo a hora do vereador é 100 vezes a da professora. Detalhe: a professora trabalha cem vezes mais que o vereador. O Brasil, repeto, é um país surrealista ou sem-vergonha. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/04/2015
Código do texto: T5192268
Classificação de conteúdo: seguro