BÊNÇÃO PAPAI

Expressão em desuso. Há tempo deixou de ser costume. Quando éramos crianças, pra ser mais preciso, quando começamos a articular algumas palavras nossos pais ensinavam a gente cumprimentá-los pela manhã com um “bênção papai, bênção mamãe” e eles correspondiam a saudação com um “Deus te abençoe filho, Deus te abençoe filha”. Foi assim que aprendemos. Lamentavelmente deixou-se pra trás uma prática saudável desse tipo que tem como objetivo fortalecer os laços entre pais e filhos. Hoje, poucas famílias há que os seus membros conservem o hábito de se saudarem dessa forma. Ouvimos pessoa dizerem “acho uma prática arcaica; que diferença faz o filho pedir ou não a bênção aos pais !”. Bem. Quem quiser que pense assim. Afinal vivemos uma democracia, todos tem direito de pensar e agir da forma que lhe aprouver. Alguns indivíduos que conhecemos consideram uma prática saudável mas não aplicam, segundo dizem, por questão de terem o tempo tomado para darem a importância que externamos merecer tal prática.

Minha saudosa mãe dizia “o Deus te abençoe soa melhor que o diabo te carregue”. Essa frase levou-me a refletir sobre o assunto. Assim, quando os pais dizem “Deus te abençoe” essas palavras saem carregadas de emoção nutrida por bons sentimentos. O que me faz concluir que essa expressão pode ser tomada por um “mantra”. Ao ser dita repetidas vezes tenha seu efeito positivo fazendo com que a pessoa abençoada sinta-se bem.

valano
Enviado por valano em 31/03/2015
Reeditado em 31/03/2015
Código do texto: T5190382
Classificação de conteúdo: seguro