"O MENINO QUE PODE SALVAR O MAR."

* 16:15O mês de janeiro, que está para se findar dentro de mais alguns dias, foi pródigo de acontecimentos alguns positivos e outros nem tanto... Na economia até parece que “assistimos” a este “filme” várias vezes: subir os juros e outras coisas mais, - para conter a inflação. - como os derivados do petróleo, que coloca o país, numa situação diferenciada de todos os outros, lá fora o preços baixam e aqui sobe...

Nossa cidade está numa situação atípica nestes últimos dois dias: há a greve do transporte coletivo, e Curitiba, praticamente “parou”; com prejuízos ao comércio e indústria, pois isto dificultou a grande maioria a chegarem a seus postos de trabalho. Um “seguimento” culpa o outro e até momento não se chegou a uma solução...

... Estas palavras iniciais antecederam ao tema que propomos discorrer; o título é um enfoque da revista* do mês de janeiro, é o comportamento de um adolescente holandês, que indo passar as férias na Grécia, * visitando suas praias ficou surpreendido com a quantidade de plásticos que se assemelhavam a “águas vivas”; teve um procedimento fora do comum, pois a grande maioria iria se omitir, o problema não me diz respeito nada posso fazer...

Regressando a sua cidade de origem, para prosseguir com seus estudos; mas a partir daí ficou enfocado na poluição dos mares com o lixo flutuante dos plásticos; “a cada ano a humanidade joga 6,4 milhões de toneladas de lixo no mar - e 80% disso são plásticos. Estima-se que haja 18 mil pedaços de plásticos para cada quilometro quadrado de oceano”. O menino criou um site para levantar doações; e com estes recursos contratou cientistas, de como executar um projeto buscar uma solução de como “retirar” as toneladas de lixo que “perambulam” pelos oceanos...

A solução encontrada foi aproveitar os giros oceânicos, “no projeto dele cada barreira é formada por um cordão com 100 km de bóias dispostas em formato “U”, conforme a corrente marítima passa, o plástico chega e fica preso. É recolhido depois por um navio lixeiro, que passa a cada 45 dias.” Sempre há os céticos, que acham que não vai dar certo, o que fazer com o lixo? Pois na opinião deste jamais poderia ser reciclado...

“Uma das soluções veio do Brasil. Uma experiência da Universidade de Caxias do Sul mostrou que é possível reciclar plástico coletado do mar”. “Que foi transformado em saboneteiras e até em óleo.”...

Todos estes recursos estão sendo revertidos para manutenção das bóias. Até agora já levantou um pouco mais de US$ 2.000 milhões em doações; mas o custo para se implantar em larga escala seria em torno de US$ 30 milhões atuais, seria possível retirar 16% de todo os plásticos dos oceanos e o problema poderia ser resolvido em algumas décadas...

O comportamento deste adolescente não deixa de ser uma lição de vida; para muitos quando há um “problema”, a grande maioria se omite, pois isto não me diz respeito; alguns, porém, são almas com nível de evolução bem além do comum, procurando encontrar soluções, para uma situação que indiretamente afeta a todos...

*Super Interessante mês de janeiro

*2011, o nome do adolescente holandês é Boyan Slat, na época tinha tão somente 16 anos.

Curitiba, 27 de janeiro de 2015 - Reflexões do Cotidiano - Saul 17:30 (walmor.zimerman@bol.com.br)

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mesangensespiritas.net63.net