ESTA NOITE RESOLVI CONVERSAR COM DONA JÚLIA.

Dona Júlia não teve uma Educação Formal. Morava numa fazenda ,lá pelas bandas de Areias/SP no caminho das Cidades Mortas de Monteiro Lobato. Aprendeu a ler sozinha,lá na fazenda,pegando livros usados das filhas do Coronel. E foi se enturmando com as leituras e gostando. Tempos depois,já numa cidade valeparaibana,com família constituída,continuou a ler,pois tinha muito tempo.Cuidava de uns 15 filhos e um hotel.Havia tempo à beça na sua Vida para Leituras!!! E nos contava as histórias dos livros. Sobre A Revolução Francesa, Os Três Mosqueteiros,Os Miseráveis de Victor Hugo e o determinado Javet na busca de seu suspeito de crime;contava sobre as aventuras de Narizinho e O Sítio do Pica-Pau Amarelo;contava sobre O Bugre do Chapéu de Anta do Orígenes Lessa; contava sobre Éramos Seis de Madame Dupret;contava sobre Conan Doyle e Sherlock Holmes; contava sobre O Saci Pererê e A Mula Sem Cabeça. E tem um grande detalhe.Nunca conseguiu ler um livro do Fernando Henrique. E dizia que eram incompreensíveis. No que concordo plenamente. E Dona Júlia nos contava as histórias da Revolução Francesa com Danton,Marat e Robespierre. E me lembro que ela falava com emoção sobre Robespierre:O Grande Justiceiro!!! E que depois foi Guilhotinado como tantos que levou à Morte. E não é que lendo as *Notícias*da Lava Jato me lembrei da Revolução Francesa??? Deixei Dona Júlia tranquila e fui me envolver com o Robespierre brasileiro.O Grande Justiceiro da República do Paraná!!! Aliás,não devemos nos esquecer de outro Grande Justiceiro das Minas Gerais que integrou o Supremo:o Quinzão. Pois é...

São duas figuras com formação superior e ,supõe-se,com muita leitura,principalmente de Histórias relevantes da Humanidade,como a Revolução Francesa. Ah! Isto é querer demais!!! O máximo das leituras deve ser a CARAS e olhe lá!!! E não é que lendo sobre essas duas figuras do Judiciário Brasileiro me lembrei do Robespierre-O Justiceiro!!!

Estes dois se assemelham muito com o Justiceiro Francês.Apenas em Atos e não em consistência Emocional.Robespierre teve que enfrentar o mesmo Juízo do qual utilizou para ceifar Vidas. E foi Guilhotinado!!! É...Dona Júlia nos ensinou muitas Histórias e muita Moral. Será que esses dois Justiceiros leram,por acaso,alguma obra sobre a Revolução Francesa? Não acredito...Parece-nos que eles não tem conhecimento de História Universal e muito menos da Revolução que mudou completamente o Mundo Ocideental. Estes dois senhores não conhecem e não leram o lema da Revolução Francesa: LIBERDADE-IGUALDADE-FRATERNIDADE !!! Eles não sabem o que quer dizer estas três palavras. A Dona Júlia,com 16 filhos,sabia. E como!!! À Benção,MÃE!!!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 31/03/2015
Código do texto: T5189520
Classificação de conteúdo: seguro