DE VOLTA AO FUTURO CRIANÇADA

3600 ml são pouco mais de 3,5 litros de leite, de ferro talvez uns 15 kg, que podem ser acondicionados em recipientes redondos ou quadrados, com tampa, ou sem.

Numa viagem de serviço, o pé da cama do pequeno hotel do interior era uma lata vazia de 3600 ml.

Justamente das latas de 3600 ml que eu quero lembrar.

Ontem encontrei uma delas, inteirinha, bem novinha, só dava conta que estava descartada, pela fresta que apresentava na tampa e rastros de tinta amarela escorridos nas laterias, coisa de pintor experiente, os novatos são mais cuidadosos. Um amarelo fiasquento, tipo o do camaro.

Aquela lata, pareceu-me um DeLorean DMC-12 então embarquei ao passado, até o ano de 1974, no encontro das avenidas Silvado com Sargento Witt, bem em frente do centenário prédio da a Academia de Polícia Militar, atrás do cinamomo, onde o Padão costumava ficar depois do almoço oferecendo o complemento à sobremesa. Padão, um septuagenário, todos os inícios de tarde aparecia com seu balaio de vime repleto de rapadurinhas de leite, passoquinhas de amendoim, balas de goma e outras guloseimas.

Estacionei o Delorean e junto a parede em coluna estavam entre 10 e 12 latas de 3600 ml, algumas servindo de assento, outras simplesmente marcando a ordem de chegada. Empurra daqui, empurra dali, brincadeiras de crianças. Alguém diz:

- Lá vem o Cabo! - e todos correm aos seus acentos, até que ele passa e novamente recomeçam as brincadeiras. Assim acontecia todos os dias nos finais de tarde, até que viesse a autorização:

- Pode passar o primeiro! - lá ia o agraciado, passo acelerado, sorriso acanhado, rancho adentro,

Dona Santa pegava a conha e colocava o arroz, o feijão, o molho e se tivesse sobrado carne também ia!

Um após o outro, de lata quase cheia garantiam a janta e o almoço do dia seguinte.

Algumas mães de longe esperavam os pequeninos, que depois de abastecidos sumiam logo depois da fábrica de sabão.

As vezes um retardatário chegava correndo e pegava a rapa da panela.

Sobras que iriam para o lixo.

Passaram-se os anos e o velho rancho agonizou, até ser desativado lá pelo início deste século.

De volta ao futuro, dos pequenos e ao meu presente fico torcendo para um dia encontrar um deles, somente um e assim ter certeza que o presente em latas de 3600 rendeu um futuro melhor.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 30/03/2015
Reeditado em 30/03/2017
Código do texto: T5189386
Classificação de conteúdo: seguro