O QUE É SAUDADE?
 
      Um banco de areia entre braços de água... Uma menina absorta em seu mundo de quebrar cocos... E esse sentimento que agora me invade num futuro de cinquenta anos.
      O que é saudade? Essa imagem tão longe e esse sentimento de trazê-la para perto? Pode ser. Mas por quê? Talvez porque um dia naquela areia eu me sentara quebrando cocos, despreocupada da vida, inclusive de voltar pra casa e que as vacas se dispersassem a beberem água no velho rio. Mas eram apenas cocos e não essas caixas duras de surpresas que tenho quebrado todos os dias de agora.
      Com as pernas cruzadas na areia eu vivia um mundo tão diferente onde o tempo pouco importava. Aliás, ele passava por mim sem fazer barulho e me deixava ali quietinha quebrando meus cocos e olhando o sol quarar seus raios nas águas esverdeadas do velho rio.  Ele passava tão de mansinho porque ainda não era hora de me levar por seus caminhos sem volta.
      Sinto saudades! Sim, eu sinto... E porque não?... Talvez eu desse tudo para voltar a quebrar os velhos cocos. Mas quando a gente cresce não tem mais volta e não porque um dia o sonho foi alto, mas porque o tempo decidiu que já era hora da menina se levantar e deixar para trás as velhas cascas. 




( Imagem: da autora- meu velho Rio Paranaíba no tempo da seca, era nessa praia que eu me sentava quando menina para quebrar cocos colhidos na outra ilhazinha ao lado dessa- Saudades... )