SONHO IMPOSSÍVEL

Nesta vida é muito difícil a pessoa ser justa. Mais difícil ainda é ser independente. Não vou falar em idealismo porque isso virou fruta braba.

Também talvez seja imossível ser4 feliz, se bem que quando ouço aquela musica traduzida pelo Chico Buarque e cantada maravilhosamente por Bethânia, "Sonho Impossível", fico pensando que é possível sim ser feliz. Ri muito quando um aigo meu me disse que só os burros conseguem ser felizes porque não raciocinam, levam chcotas no lombo e aceitam isso passivamente, e felizes. É claro que é um tremendo exagero, e uma injustiça com esses animais que ajudam tanto os homens. Foi num deles, frise-se, que José e Maria fugiram levando o Menino Jesus.

Mas voltemos ao tema da felicidade. O que é a felicidade? Será ganhar na loteria? Será enricar roubando e sonegando impostos? Será feliz quem vence na vida derrubando o próximo? Quem arma trapaças e tramas no breu das tocas? Quem quer o poder pelo poder, o poder para se locupletar, para perseguir? Será feliz quem se satisfaz com a desgraça dos seus semelhantes? Ou a felicidade será um sonho impossível?

Em primeiro lugar, reconheço que ser feliz não é nada fácil. Realmente, em alguns casos, como disse Gonzaguinha no seu antológico samba, "depende de saúde e sorte". Mas há também a felicidade de ser útil, verdadeiro, gente. A felicidade de plantar ma árvore, criar decentemente os filhos, manter a família unida e ser respeitado por ela, ser fraterno e, enfim, a felicidade de cumprir a passagem na terra como um verdadeiro cristãoe cidadão sem máculas, sem resquícios de amoralidade. Acredito piamente que a pessoa pode e deve ser feliz, mesmo não sendo rica, aliás, numa sociedade ética, fraterna e cristã não deve haver excluídos, nem ricos. Todos devem viver decentemente. Penso, pois, que viver uma vida honesta, otimista, amando os seus irmãos, sendo solidário e, principalmente, sendo humilde (aceitando ser apenas um eterno aprendiz como diz o samba) é possívele deve ser, portanto, um ideal de vida. O que traz a infelicidade é a inveja, a ambição desmedida, o ódio, o aego doentio aos bens materiais, o culto ao bezerro de ouro, o mau-caratismo em todos os seus níveis, a desonestidade, a prepotência e a violência.

Vivemos numa sociedade capitalista, vegetando dentro de uma filosofia fria que busca unicamente o lucro, que premia os desonestos, acoberta os violentos, defende os cínicos, aplaude os bajuladores e coloca debaixo do tapete o lixo das safadezas. E acima de tudo promove a impunidade, e faz isso em prejuízo dos excluídos. Esta é uma sociedade perversa.

Apesar disso, mesmo inconformados, não se pode abrir mão da necessidade de buscar a felicidade. É preciso não ter medo de ser feliz. Odiar o mundo e as pessoas é colaborar com o sistema de capitalismo selvagem e fascista. E fazer o jogo dele. O ódio gratuto não constrói nada. Torcer para o circo pegar fogo é um absurdo.. Não respeito quem faz a apologia do ódio. É fascismo. Penso que é o amor que dá forças para lutar pelos oprimidos e para reformar a sociedade. Não se pode prescindir da emoção do amor para colecionar ódios. Isso só traz, repito, mais infelicidade. Quem faz a sua parte conscientemente, aqueles que, mesmo em face das angústias e agruras, conseguem ser conscientese fortes, os que lutam e endurecem as posições mas não perdem, como dizia o Che, a ternura jamais, estes são felizes. É prerciso não perder os sentimentos positivos: o amor, a ternura, a solidariedade. Elas são fundamentais para que o ser humano se complete.

O grande mal de muita gente ´´e vegetqar em vez de viver. É também pensar que a felicidade é uma ciência exata quando ela é um sentimento inerente ao ser humano. A felicidade é possível. Mais: ela pode parecer particular, mas não é: ninguém é feliz sozinho. A felicidade é coletiva até porque a obra do Criador foi realizada tendo em vista uma humanidade feliz. Já se disse que viver é peigoso. Um grande poeta afirmou que "navegar é preciso, viver anão é precisdo". Só que vale a pena pagar o preço de viver com dignidade, navegando em busca do porto da felicidade, mesmo que seja um sonhoi impossível. Epriu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/03/2015
Código do texto: T5188866
Classificação de conteúdo: seguro