O CANSAÇO E O INFINITO.

Buscar o que é maior traz mais crescimento interior e mesmo de fato.

Minha mulher combate permanentemente minha proposição no sentido de existir uma consciência em cada ser humano capaz de censurar seus atos nas medidas padronizadas universais do certo e do errado. Isto a qualquer momento, assim entendo. Sob esse âmbito ser feliz ou não é causa eficiente,creio. E vou além nas minhas convicções, pois não há como fugir do que você é e lhe será mostrado como castigo.

Diz ela que as pessoas incorretas com as regras usuais de conduta praticadas e que são as normas desejadamente corretas, pouco se preocupam com isso. Há um tempo, estou certo, em que a preocupação virá em forma de materialização para mostrar em que se fulcrou o gosto e a escolha pelo péssimo caminhar.

Retruquei que não falo só de políticos, de gestão da coisa pública, lamentável no Brasil, mas de tudo, e dei exemplo de um amigo nosso, muito rico, que após separado elegeu um filho para tratar preferentemente em relação a outra filha, só por ter esta pendido para o lado da mãe e ter ido viver com ela, saindo da casa dele com quem antes morava. Desigualdade de tratamento injustificada e de certa maneira cruel. Ama-se um filho acima de tudo.

Ao filho, ainda novo, um garoto, dezenove anos, ele dava um BMW, para a filha um carro popular, a ponto do dono da agência comentar comigo o tratamento desigual.

Hoje está meio sozinho, depois da terceira união, e procura a filha, a vi com ele em restaurante outro dia, parei e conversamos, disse ter comprado para ela uma casa em condomínio perto de onde mora. Perguntei a minha mulher depois de citar o exemplo falando de consciências, logo que poderia dar muitos outros exemplos conhecidos. Você acha que ele está feliz? Estava feliz?

Difícil viver em contato com o que vivemos, o “salve-se quem puder”, o resto é o resto, fora o resto que é resto mesmo e que todos conhecem por pontuar os jornais todos os dias mostrando a incorreção com o coletivo. Uma escola política brasileira em país onde a punição inexiste, existe lei para tudo, mas não é cumprida e a sanção é benevolente. Agora se fala em lei contra a corrupção quando ela é plena faz muitos anos, a velha logorreia política. O que necessita é de punição, severa como em países sérios.

Isto dá cansaço....

Mas a tal consciência está lá, por um motivo simples, ela é necessária para escolhas, nascemos com ela, não se extingue. Ela se faz presente de alguma forma, em algum momento, mesmo que a escolha tenha sido péssima e quem escolhe estar satisfeito com a opção.

No momento muitos estão cansados com esta procissão de escândalos, sem fim e sem solução. Há uma saída, voltar-se para as grandes indagações, afastar-se do transitório para buscar o permanente que mostra a pequenez desse fardo miúdo que a humanidade carrega. Pequeno na realidade diante das grandes questões, e passageiro.

Nada se sabe do inicio da vida, a ciência a nada chegou do acontecimento do vestíbulo do universo, como se deu. Um bom começo para descansar do cansaço da mesmice.

Não sabemos nada de significante de seres como nós mesmos, humanos, de tudo diferente, com uma cabeça que teria algo chamado inteligência, faculdade privilegiada que pouco explica.

Inteligência é a função psicológica fundamental, responsável pela capacidade ou não que temos de compreender o significado das coisas, de conceituar, arbitrar escolhas. Compreendem os mais dotados alguma coisa de importância máxima?A ciência continua tentando compreender, sem grandes avanços.

Nada compreendemos, nada, alguns querem que seja quase nada, dando ao advérbio de intensidade “quase” um valor que não se alcançou do que seja essa densidade ilimitada do infinito em todas as direções. O que era antes, muito antes, infinitamente antes, e o que será após, muito depois, infinitamente depois. Quais são essas medidas onde a vida e nós estamos inseridos, PERCEBEMOS QUANTO DESSE FENÔMENO, e o que vale este pedaço de tempo nenhum que somos no infinito.Valha o advérbio agora de negação, nenhum.

Esse é um lado para pensar que não leva ao cansaço da revolta com outro advérbio de intensidade, demais.

Está “demais”..... e isso cansa como muitos dizem.

Li de queridos amigos que é estarrecedor o que vivemos, que estão cansados, em termos de política de desvios, mas é estarrecedor mais ainda essa despreocupação que vemos com o sentido do que somos, e pior , muito pior, A CONSCIÊNCIA DA INSCIÊNCIA ABSOLUTA QUE SE MISTURA COM ESSAS DISCUSSÕES PEQUENAS PRÓPRIAS DOS QUE NADA SABEM SOBRE SI MESMOS. Duro viver uma vida sem visão média, pensando enxergar algo.

Quando nada se sabe sobre si, pois nada se conhece de universalidades e ganhos do tempo que é exíguo, ou nada se aparelhe para viver em sociedade fazendo as devidas distinções, sem paixões, mergulha-se na cegueira do nado permanente nas correntes do mal, em redemoinho que sufoca, que traz o benefício do que não presta auferido, e defende-se o que não presta para todos e presta para si mesmo, ainda que viva como mendigo de migalhas, esmolas, na recusa de uma consciência limpa que não pode ter, e enfrente a evidência inscientemente. Comiseração INFINITA é o que se tem e se sente com relação a essas pessoas.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/03/2015
Reeditado em 30/03/2015
Código do texto: T5187982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.