VIDA QUE SEGUE

Não adianta chorar sobre o leite derramado. A fila anda, a ficha cai, o tempo não pára, e nda do que foi será... Asssim, bola pra frente. Vida que segue.

Não, não se deve esquecer o que passou. Nunca. Mas simplesmente entender que passou. Faz parte da nossa história. Mas como disse Marx: "A história só se repete como farsa". O passado é sagrado, o acervo da nossa memória deve ser conservado porque baliza nossos passos. Mas temos que continuar andando, mesmo com alguns recuos, mas andando porque o fluir incessandote do tempo é uma realidade. E, hermanos, a vida continua. Precisamos vivê-la e usufruir de todos os bns momentos.

O grande Garcia Márquez numa espécie de gozação disse uma verdade abisssal: "A sabedoria nos chega quando já não nos serve para nada". Sim, precisamos entender isso para seguir adiante. Dói qando a ficha cai, mas é preciso assimilar a realidade e, mais que isso, procurar novas "descobertas". Ser humilde e entender as limitações das fases da vida, principalmente que ela é finita e que isso é irreversivel.

Gosto de um conselho de Dom Hélder, ele dizi que devemos envelhecer como os vinhos, tornando-nos melhores, não azedar, não virar vinagre.

É difícl dosar as limitações, frustrações, dores, dissabores com o otimismo e a esperança. Mas anão há nenhum motivo para não se tentar seguir adiante encarando a vida que segue inexoravelmente, aproveitando o saldo desse tabuleiro fantástico que é a vida.

O escritor russo Turgueniev, no seu livro, "Pais e Filhos", dissecou o problema do homem com o passar do tempo numa frase antológica: "O tempo que frequentemente voa como pássaro arrasta-se outras vezes como uma tartaruga; mas nunca parece tão agradável quando não sabemos se ele anda rápido ou devaqgar".

No mais é repetir o que canta Zeca Pagodinho no sama: "Deixa a vida me levar, vida leva eu...". Ou entender a filosofia do grande Paulinho da Viola: "Não sou eu quem me navego, quem me navega é o mar". Xô, pessimo, vida que segue.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/03/2015
Código do texto: T5187973
Classificação de conteúdo: seguro