“ESTA FRASE SÓ TEM 2069 ANOS”... 15:30

Recebo um e-mail do mano Valmor, muito embora as frases fossem ditas a mais de dois mil anos, pelo filósofo* romano, podemos afirmar sem sombra de dúvida que suas palavras são atuais e servem para “retratar” o difícil momento que muitos países estão atravessando, politicamente e economicamente...

Certamente, também “serve” ao nosso país, pois muitos vivem as benesses do Estado, como se “ele” tivesse inesgotável recursos; o que não deixa de ser um ledo engano, a macroeconomia, está subordinada aos recursos da arrecadação de impostos, quando não há um “equilíbrio” entre receita e despesa, a nação entra em constantes crises orçamentária com constantes reclamações, uns ganham “pouco” outros “muito”, e sociedade entra em constantes atritos, com greves, algumas justas outras não...

Em nosso Estado perdura ainda a greve dos professores, às aulas dos colégios estaduais e várias universidades ainda não iniciaram o ano letivo, o que é uma situação muito grave, pois a Educação deveria ser prioridade número um de todos os governantes. Hoje pela manhã os que estão em greve, - o encontro das 9:30h com os representantes do governo, foi adiado para 14:30h - aproveitaram para se locomover ao Tribunal de Contas, - próximo a praça onde permanecem acampados em barracas - para protestarem pois os senhores conselheiros acabavam de aprovar o “auxilio moradia”, cujo valor ultrapassa R$ 4.000 mil reais, pode estar dentro da Lei, mas quanto a Ética?

Os que ganham tão somente um salário mínimo não têm este auxílio...

O texto deste filósofo romana*, embora escrito a mais de dois mil anos, seus pensamentos são atuais, qualquer semelhança do que está acontecendo no nosso país é mera “coincidência”...

“O orçamento deve ser equilibrado, o Tesouro Público deve ser reposto, a dívida pública reduzida,* a arrogância dos funcionários públicos deve ser controlada e moderada, e a ajuda a outros países deve ser eliminada, para que Roma não vá à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, e vez de viver às custas do Estado.”

Ano 55 a.C.

*Marco Túlio Cícero, nasceu 3 de janeiro de 106 a.C.

Assassinado em 7 de dezembro de 43 a.C., Formais, Itália. (Wikípédia).

*Segundo se comenta o déficit público de nosso país atingiu três trilhões de reais; cada vez se paga mais juros, a dívida vai sendo postergada através da venda de Títulos Públicos, se pagando cada vez mais juros, que poderia ser aplicados para melhorar a Educação, Saúde, Transporte e Segurança, assuntos que ganham manchetes negativas diariamente... As palavras deste filósofo, não deixam de ser atuais... Curitiba, 20 de fevereiro de 2015 - Reflexões do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net 16:52