GAROTA EXEMPLAR

Tenho certa ojeriza por best-sellers e livros de auto-ajuda (que na prática só ajudam quem os escreveu). Já fui fã de Sidney Sheldon e Paulo Coelho. Com o tempo, fui filtrando minhas leituras. Não li a série Crepúsculo e só assisti alguns filmes sob livre e espontânea pressão. Não pretendo ler nem assistir Cinquenta Tons de Cinza. Mas às vezes me permito algumas exceções.

Sou fã de Agatha Christie. A velhinha era craque no que fazia. Também li todos os livros e assisti todos os filmes da série Harry Potter. Nunca serão clássicos como O Senhor dos Anéis, mas a diversão é garantida.

Agora, estou lendo Garota Exemplar, da americana Gillian Flynn. Procurei o livro depois de ter assistido ao ótimo filme dirigido por David Fincher e estrelado por Ben Aflleck e Rosamund Pike. Ainda não cheguei no final, mas estou adorando. É um daqueles casos raros em que livro e filme se igualam. Lembro de ter visto isso com O Perfume (baseado no romance do alemão Patrick Suskind) e Sobre Meninos e Lobos (dirigido pelo inigualável Clint Eastwood e baseado no ótimo romance policial de Dennis Lehane).

Não vou contar o enredo de Garota Exemplar. Muitos já devem ter lido ou assistido e para quem não fez, estragaria a surpresa. Mas recomendo ambos. É um livro que você praticamente não consegue parar de ler: engenhoso, bem narrado, cheio de suspense e com deliciosos toques de erotismo e um humor fino e irônico. Gillian Flynn é uma autora jovem. Espero que continue escrevendo livros tão bons quanto Garota Exemplar.