POR QUE SOU MAL ENTENDIDO?

POR QUE SOU MAL ENTENDIDO?

Conservar a razão no afeto é uma ação que enleva o espírito humano, e pode beneficiá-lo com ações divinas e enobrecedoras, mesmo sendo imperfeito, o ser hominal está à procura da perfeição, enfrentando todas as pedras de tropeços que encontra pela frente. Quantas são dolorosas estas pedras e sua malignidade nos levam a pensamentos destrutivos e inaceitáveis. Nós devemos amar o próximo ou aos outros tais quais eles são. Jesus, o Cristo se expressou assim, quando pronunciou a bela mensagem que diz: “Atire a primeira pedra quem estiver sem pecados”. “É perdoando que se é perdoado”.

Por que colocou a cabeça por cima do coração do homem? Para que ele enxergasse melhor os seus atos e pudesse absorver o que de melhor lhe conviesse. O coração é uma válvula propulsora muito importante na vida. Deus fez o Céu, o sol, a flor, o sonho, a beleza, mas também fez o barro de que o pão se eleva à mesa. Perfeição distante e inerte... Virtude será só isso? Claro que não. A virtude tem diversas vertentes, assim como um rio caudaloso tem vários afluentes.

Muitas pessoas vivem na Terra em brancas nuvens e seriam incapazes de praticar um ato que favorecesse menores abandonados, idosos, doentes incuráveis e pelo menos oferecer uma esmola fraterna. Muitos só se lembram de Deus nas horas mais difíceis de suas vidas. O que seria amor? Para não colocarmos as definições embutidas no dicionário, procuramos o site (significa.com.br/) e lá encontramos uma bela sinonímia para o amor.

Amor é um sentimento de carinho e demonstrações de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de demonstrá-lo. O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos, amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela Natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor-próprio, etc.

O amor físico ou Eros representa o amor entre casais, sentimento que envolve uma forte ligação afetiva e, em geral, uma ligação de natureza sexual. É normalmente simbolizado através do desenho de um coração e o cupido é a figura mitológica que personifica o amor. O amor provoca entusiasmo por algo e interesse em fazer o bem, por exemplo, amor à natureza ou amor aos animais. O amor a Deus demonstra uma ligação de caráter religioso, um sentimento de devoção e adoração.

O amor de Deus é conhecido como amor Ágape, que é incondicional único e impossível de ser descrito com exatidão. O amor a Deus é um mandamento em muitas religiões, não só as cristãs. Muitas pessoas expressam os seus sentimentos mais profundos através de mensagens de amor, declarações de amor ou poemas de amor, que são compartilhadas com pessoas especiais.

O amor também tem um papel social, alimentando outros ações e sentimentos como a solidariedade. Um amor proibido acontece quando duas pessoas não podem estar juntas, quando o relacionamento entre elas não é permitido. Um caso de amor proibido é o de Romeu e Julieta, porque as suas famílias eram rivais. Muitas vezes os amores proibidos são os mais almejados. Amor é um termo popular para designar uma pessoa encantadora, agradável, gentil e simpática.

O termo pode ser usado como adjetivo "a criança é um amor" ou vocativo "amor eu estou aqui". Existem várias definições e tipos de amor, que são diferentes dependendo das pessoas e circunstâncias. Na Doutrina Espírita fala-se com constância no amor fraternal, que é aquele amor repleto de carinho, mas sem nenhuma maldade e isento de segundas intenções. Palavra que aformoseia nobre conselho ao dispor...

Diante da dor alheia é que o teste dá valor. Nós estamos sendo testados todos os dias e medidas são colocadas na estatística da vida. O livre-arbítrio está a nossa disposição. Eu procuro assimilar mais pontos positivos do que negativos. É como a economia nos ensina. Se você gasta mais do que ganha, com certeza irás esbarrar no vermelho e para sair dessa situação calamitosa será uma missão ardorosa e titânica. Assim é a nossa vida.

Dizem que a vida é como uma vela acesa, ao menor sinal ela poderá se apagar e será o fim de tudo. No entanto como pagaremos nossas dívidas espirituais. Jesus diz a Nicodemos que o homem para atingir o “Reino dos Céus será preciso nascer de novo”, então perguntou Nicodemos: Mas Mestre como pode um velho como eu adentrar ao útero da minha mãe? Jesus diz: Nicodemos você que é doutor das leis não entendeu as minhas palavras, imagine que está abaixo de você?

De pronto o Mestre responde: “O homem para nascer de novo precisa nascer da água e do Espírito.” O líquido (água) a que Jesus se refere é o amniótico. E o Espírito vivifica. Esse texto nada tem a ver com religião, mas são procedimentos que devemos tomar para a melhora da nossa autoestima e reforma íntima. A doutrina que professamos não condena as demais, aliás, acolhemo-las, isto é notório, principalmente nas sessões de desobsessão e cura.

O problema maior é quando estudamos ou procuramos saber mais sobre as demais religiões, não a que a nossa seja melhor do que as outras, visto que o direcionamento para Deus tem o mesmo caminho. Algumas religiões afrodescendentes se direcionam para a Doutrina espírita, entretanto elas não têm vínculo nenhum com o Espiritismo, visto que são puramente espiritualistas. Se acordarmos para as responsabilidades que a Doutrina Espírita com Jesus nos impõe, é imperioso não esquecer que ainda nos achamos na Terra encarnados e desencarnados, em vastíssima escola de preparação ante a Vida Maior.

Por que muitas das vezes sou mal entendido e interpretado? Detalhes: sou ser hominal, imperfeito, em evolução e não sou santo, pois a santidade Divina é inerente ao Pai Maior. Sou leitor do grande Francisco de Paula Cândido Xavier e me inspiro muito nele. Todos nós temos acertos e erros, mas devemos acertar mais do que errar. Ama e serve, sofre e luta... Sem lâmina que a sublima, a pedra largada e bruta nunca seria obra prima. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 21/03/2015
Código do texto: T5178525
Classificação de conteúdo: seguro