OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROGRESSO

A região sul do Rio Grande do Sul, especialmente as cidades de Rio Grande e São José do Norte, ficaram anos numa letargia desenvolvimentista... Nada de novo acontecia. Começaram então há alguns anos as ações para a revitalização do Porto de Rio Grande e mais tarde também em São José do Norte. E veio a transformação...

Iniciou-se a construção e aparelhagem do Super Porto, como hoje é conhecido. Vieram milhares de trabalhadores, grandes guindastes foram instalados... Vimos a criação do Porto Seco, onde são construídos os enormes cascos de navios e aparelhamento das plataformas da Petrobrás, que depois de finalizadas, as comportas são abertas deixando a água da Lagoa dos Patos inundá-las e magicamente as gigantes flutuam... Acompanhamos várias delas saírem soberbas e imensas navegando puxadas por rebocadores através do canal da barra onde ficávamos empoleiradas nas enormes pedras dos molhes, que entram mar adentro, tirando fotos de todos os ângulos possíveis. Eram horas de olhos arregalados e expressões de incredulidade ao nos percebermos tão pequenos diante de uma obra de engenharia tão grandiosa que lentamente dirigia-se para compor as grandes perfurações marítimas das bacias petrolíferas do nosso país. Tudo isso motivo de muito orgulho para todo o pessoal daqui do sul.

Mas, hoje, após ver as fotos que tiramos durante nossa caminhada pela praia ao final da tarde, minha reação foi de muita tristeza e indignação pela quantidade de barro e peixes mortos acumulados na areia.

Parecia um pedido de socorro. Quilômetros da nossa imensa praia coberta de barro pela ação das dragagens feitas no canal de acesso ao porto que precisa ficar cada vez mais profundo devido ao calado dos grandes navios - entendemos que é necessário...Mas...

Os resíduos tirados não são despejados pelas dragas a uma distância confortável e o mar devolve tudo para a praia. E dizer que o Ibama, Fepam ou sei lá que outras entidades reguladoras dos desastres impetrados à natureza pelos homens multam e recolhem com frequência redes e tarrafas de pequenos pescadores que sustentam suas famílias com esse árduo trabalho... E as grandes dragas continuam despejando o lixo no oceano tão perto de nós... A polêmica é grande por aqui...São os eternos dois pesos ($) e duas medidas ($), se é que me entendem!!!!!

As plataformas gigantescas pararam de ser construídas - a Petrobrás parou tudo por aqui. Acho desnecessário explicar o porquê!

Milhares de trabalhadores sem emprego, famílias passando necessidades e sonho do "El Dourado" virou barro na praia. Há um grande silêncio de expectativa no ar.

Esperamos por uma reviravolta positiva para tudo isso. É o espírito do brasileiro, sempre com a esperança de que um dia as coisas tomem o rumo certo, quando o "El Dourado" volte a brilhar, e as dragas, conscientemente joguem seus resíduos ao longe deixando nossa praia novamente limpa e povoada de milhares de maçaricos e gaivotas que mergulham sem parar a cata de alimento abundante no mar.

WALDEREZ SEVERO SMIDT
Enviado por WALDEREZ SEVERO SMIDT em 20/03/2015
Código do texto: T5176887
Classificação de conteúdo: seguro