Mensagens que edificam - 43

Tentar se esquivar dos percalços da vida é um direito de qualquer pessoa numa atitude natural de preservar a sua integridade em todos os âmbitos, entretanto, como a própria palavra que inicia o texto será uma atitude sem garantias efetivas. Todos nós estamos, não apenas sujeitos, mas expostos todos os dias, todos os momentos aos transtornos inerentes à vida que em si mesma traz preços a serem pagos. Nunca em situação alguma será uma apologia ao sofrimento, nem um incentivo ao conformismo, mas o chamamento à uma reflexão que não seja feita de utopias, mas de realidade prática, da qual não há hipótese de fuga. Nas livrarias será possível encontrar obras de autoajuda com palavras de ânimo, na finalidade de despertar sentimentos de superação e com isto fazer com que o leitor seja envolvido por uma sensação de que pode tudo. Não condeno nenhuma literatura que revolva nossas emoções fazendo com que não encurvemos diante dos problemas, mas ressalto que uma coisa é a boa intenção e outra é a realidade prática que não é feita de suposição. Tenho também que concordar que eu sou em boa parte fruto do que eu penso ao meu próprio respeito, mas não posso também ignorar os acontecimentos externos que fogem à minha vontade, e são parte do contexto da vida como um todo. O mais bem sucedido dos homens na sua narrativa de glória trará ao conhecimento que não só de flores foi feito o seu caminho, mas de um tanto incontável de espinhos. O grande campeão no alto do pódio passa a sensação de um insuperável vencedor, mas ao descer dali, terá que ser visto como um mero mortal, pois o é, e só ele mesmo poderá relatar que antes do ápice trilhou os caminhos da dor. Por trás de muitos sorrisos, escondem-se mágoas; por trás de muitos risos calam-se soluços de frustrações. E mais uma vez fica aqui o registro de que nem todos os dias são de sol e que os anos não são feitos apenas de primavera. Há que sentir frio e calor, há que rir e chorar, há que bailar de alegria e prantear, há que muito falar e noutro momento calar, há que subir e descer, há que ofertar e receber, há que dizer cheguei e noutro dia dizer adeus sem saber se um dia voltará. A vida é mesmo assim, cheia de percalços, mas sabendo que até mesmo o infortúnio poderá ser o degrau da plena felicidade. Eu jamais precisarei pisar em ninguém para que galgue alguma coisa, como também jamais hei de sorrir um riso roubado. O que é meu e o que é seu jamais serão tirados. Sorria, porque mais forte do que o percalço da dor é a capacidade de saber transpor as intempéries transformado o amargo em doce sabor.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 20/03/2015
Código do texto: T5176756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.