TORRE DE BABEL
Torre de Babel
Eu era ainda criança quando ouvi rapidamente, de meu Tio Mário, a estória sobre esse assunto. Entre outras coisas, diziam ele, que se tratava de um relato Bíblico sobre essa construção. Os Homens na ânsia de se aproximar do Criador resolveram construir uma torre que chegasse ao Céu. O Criador percebendo a inutilidade de tal tarefa e ambição humana que não levava a nada, resolveu impedir tal intento. De certo modo, como bom líder que era, evitou proibir a execução do projeto. Fez apenas uma pequena alteração nas ferramentas utilizadas na Obra. Mudou a linguagem entre eles. Ninguem mais se entendeu. A obra estacionou e nunca foi concluída...
O mundo político é como uma Torre de Babel. Só que o Céu para eles é o Poder. Nós somos meros Adobes que os leva a “construção” de sua obra: O Poder. E o objetivo é disputado entre eles. A principal ferramenta é a ambição e a inveja. Só um grupo pode gozar o prazer de chegar ao objetivo. Gasta-se mais tempo atrapalhando o outro do que tentando atingir seu próprio intento (que aliás, é de todos). O poder não admite ser reapartido. Tem que ser exclusivo. E daí duas forças iguais em sentidos contrários se anulam. Então a “obra” fica estagnada e sujeita a transformar-se em ruínas. E os Adobes passam a se constituir apenas uma massa disforme... (oldack/19/03/015 – 12h20).