BELEZA : MAIS DO QUE SE VÊ É O QUE SE SENTE...
E no reflexo da parede do elevador ela se maquiava.
Pensei : Meu Deus! O que é isso?
Baseado na minha altura conclui que ela deveria ter uns dois metros e dez... Magra em demasia... Elevador para os pé na cova do metrô demora fechar a porta, questão de segurança... Aproveitando-se disso, ela tirou da bolsa um batom carmim e onde não haviam lábios, surgiram duas riscas, vermelho sangue. Pegou uma escova e alisou um cabelo estranho, de cor suspeita...
O elevador começou a subir e reparei que ela também me observava pelo canto do olho... Ela era (coitada) muito feia, balançando aquele cabelinho ralo e tricolor... Não resisti e disparei :
- Não precisa se produzir mais, você está linda!
Corri um risco enorme e tinha consciência disso, não se pode mexer com mulher feia... A mulher é como o milho de pipoca, nasceu para explodir em beleza. Mulher feia é como o piruá, aquele milho abortado, duro e queimado... Aquele que se você insistir, ele lhe quebra os dentes. A mulher feia é o milho encruado que se torna uma criatura amarga e rancorosa. Se você a olha, ela já grita: "Está olhando o que"?.
Se você sorrir para ela, a bicha explode: "Está rindo do quê? Acha que tenho cara de palhaça?" Chamar uma de bonita é correr o risco dela sair gritando "tarado" e jogar a população presente contra você... A mulher feia precisa mostrar ao mundo que alguém a notou, a percebeu...
A mulher bonita, pelo contrário, finge que não ouviu se algo a desagradou ou simplesmente, se o galanteio não foi ofensivo, ela sorri, discreta e dissimuladamente. Mas a feia, hum... É uma granada sem trava...
Mas para minha surpresa ela abriu um lindo sorriso e retrucou, cheia de simpatia;
- Obrigado, ganhei o meu dia!...
Nosso elevador chegou e ela desceu ainda sorrindo:
-Tenha um bom dia, o senhor também está bonitão...
E eu senti na hora que ela não estava mentindo, não que eu seja bonito... Senti ao perceber que eu também não havia mentido, apenas me enganado... De um segundo para o outro enxerguei a linda e maravilhosa mulher à minha frente, provando-me mais uma vez que a beleza se enxerga com o coração, mais do que se vê é o que se sente... Sai do elevador sorrindo e pensando: Se ela ganhou o dia dela, eu recuperei o meu!