80 ANOS DE JOSEFA COSTA, MINHA MÃE (18.02.2015)

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2015/03/80-anos-de-josefa-costa-minha-mae.html

Minha mãe Josefa Costa nasceu no ano de 1932, no mesmo ano em que 37 países e 1408 atletas participavam em Los Angeles, da décima edição dos Jogos Olímpicos em busca de medalhas. No mesmo ano em que nasceu a atriz Elizabeth Teylor, uma das divas do cinema e ganhadora do Oscar de melhor atriz por duas vezes. Minha mãe ganhou mais do que medalhas e troféus: ganhou vida de Deus, filhos e os educou a todos! A senhora, nossa mãe, ganhou suas medalhas e seus Óscar's: os seus filhos, netos e bisnetos que estão reunidos para comemorar seus 80 anos de vida.

Se a vida não foi como a senhora esperava que fosse, pelo menos saiba que Deus lhe está conservando entre todos de sua família, amigos e alguns irmãos. Se a vida não lhe deu tudo que a senhora pensou que lhe daria, ou não fora como a senhora desejou que tivesse sido, não a veja por esse ângulo tão estreito. O mais importante a senhora tem: a vida que Deus lhe deu, a alegria estampada no rosto, o seu sorriso, seus filhos, netos e bisnetos! Por que a senhora exigia de Deus mais do que isso?

Para que saber, então, que a senhora nasceu no ano em que foi aberta a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália? A senhora, já recebeu o seu Leão de Ouro por ter sido uma mãe que soube educar todos seus filhos. O que interessa saber que a morte de Santos Dumont, o Pai da Aviação, em Guarujá tenha ocorrido no mesmo ano que a senhora nasceu? Ou que a ascensão de Hitler na Alemanha, também tenha ocorrido no mesmo ano de seu nascimento? Que a Escola de Samba Mangueira, foi a campeã no primeiro desfile no Rio de Janeiro e que as músicas “Maringa”, “Última Estrofe” e “Higt and Day”, eram sucessos nas rádios? Não quereria saber, também, que no ano em que a senhora nasceu, faleceu o rei de Portugal Dom Manuel? De nada lhe serviria saber que a senhora nasceu no ano em que o presidente Getúlio Vargas, instituiu o Código Eleitoral e criou a Justiça Eleitoral no dia 24 de fevereiro!

A senhora nasceu fruto de amor de seus pais Raimunda da Silva Bezerra e Birilo de Paula Bezerra. Talvez, mãe nem nossos avós tivessem título eleitoral e conhecimento disso, porque moravam no município de Itacoatiara, distante mais de 200 de Manaus e sequer havia estrada que os ligassem a Manaus. Tudo era muito difícil naquela época.

Para quê saber, ainda, que a senhora veio ao mundo no ano em que foi encerrada a Revolução Constitucionalista em SP, com a vitória das forças federais do Governo Getúlio Vargas? Muito menos saber que no dia 7 de outubro foi oficialmente fundada por Plínio Salgado a Ação Integralista Brasileira, em SP, no dia 7 de outubro, quando a senhora era apenas uma bebê inocente?

Mamãe, nada do que eu escrevi teria qualquer importância em sua vida e em nenhum de nós se a senhora não tivesse casado com nosso pai Paulo Costa, porque a senhora nascera hoje, há 80 anos. Lógico que não se preocuparia com fatos da história! Como a senhora era apenas uma criança e, como toda criança, veio ao mundo com a mente vazia como se fosse um papel em branco, sem saber de nada que o lhe reservaria seu caminhar, ou como se fosse um computador que precisa ter memórias e programas instalados para poder funcionar e armazenar conhecimentos!. Infelizmente, mãe, devido seus afazeres no campo, na agricultura, ao lado de nosso pai, lhe falhou uma parte de um de seus programas: o escolar.

Mas para quê a senhora precisaria disso se conseguiu educar todos os filhos e fazê-los todos seguir o caminho do bem, da honestidade e lhe dão orgulho no dia de hoje!

:

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 18/03/2015
Reeditado em 18/03/2015
Código do texto: T5174479
Classificação de conteúdo: seguro