O Preço da Aposentadoria

Oficialmente, como registrado na Carteira Profissional, trabalhei 35 anos, 9 meses e 8 dias, até “pendurar as chuteiras”, como se diz na gíria. Imaginando que ainda poderia ir ao mercado de trabalho, voltei a estudar, cursando outra faculdade. Ao término do curso, reconhecendo a exigência do mercado, iniciei um curso de pós-graduação, que ocorria aos sábados e domingos. Portanto, final de semana comprometido. Nesse ínterim, tive um problema de saúde que me fez perder dois módulos consecutivos. Pensei, então, dando-me um puxão de orelhas em mim mesmo: “Seu Irineu, não acha que é hora de parar e partir para algo que melhore a sua qualidade de vida”?

E, nas minhas reflexões, vi que era hora de acabar com aquela desculpa de que não lia bons livros porque não tinha tempo. Passei, então a dedicar-me mais aos livros, essa nave especial que nos leva aos mais longínquos recantos do mundo. Daí, a razão de ter descoberto o Recanto das Letras, ao qual intitulei de “meu Divã”. Não é à toa que estou fazendo esta confissão. Como quem lê pensa em escrever, foi a partir daqui que resolvi escrever um livro de memórias, narrando toda a minha trajetória pessoal e profissional, desde o meu sertão até chegar ao litoral. Justifica, então, seu título: DO SERTÃO AO MAR. E, por ter viajado através dos livros, veio-me a vontade de ir, fisicamente, para ver in-loco, os mais agradáveis recantos do Brasil e do mundo. Se mais não viajei, foi pela limitação do poder aquisitivo. Mas, na medida do possível, proporcional ao meu pouco capital financeiro, enriqueci o meu capital intelectual, lendo e viajando. Como diria Rui Barbosa, “o homem, ou bem lido ou bem corrido”. Estou fazendo parte dos dois. E tudo isso depois de ter desistido de voltar ao mercado de trabalho. Quem já trabalhou por mais de 35 anos tem o direito de parar de verdade e usufruir os frutos do que foi plantado anteriormente. Que não me venham tachar de “preguiçoso ou vagabundo” por ter renunciado ao trabalho. Não fui eu que inventei a aposentadoria. Já que ela existe, então que seja bem vinda. Ela me custou um alto preço.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 18/03/2015
Código do texto: T5174133
Classificação de conteúdo: seguro